Isaltino e o saco preto de plástico

Isaltino sai da prisão“Magro e envelhecido”, disseram uns; “bronzeado e com bom aspecto”, disseram outros. Mas o mais marcante nesta excelente  imagem  de Isaltino a sair da prisão, da autoria de Manuel de Almeida, da agência Lusa,  é o saco de plástico preto que Isaltino segura na mão, certamente contendo roupas e objectos que tinha consigo.

Imagino que seja um saco que é distribuído aos presos para guardarem os seus pertences, tipo saco do lixo ou da roupa suja, e, pelo volume e peso que aparenta talvez contenha livros, porque não é de crer que na cadeia necessitasse de muita roupa.

“Estabelecimento Prisional da Carregueira”, diz a tabuleta que encima a imagem de Isaltino a sair da prisão, magistralmente captada pelo fotógrafo como uma espécie de legenda que não necessita de outras palavras. Juntamente com o saco preto de plástico que Isaltino segura na mão direita, esta  imagem perdurará talvez mais que as palavras que proferiu sobre o valor da liberdade.

O instante assim fixado mostra como  a fotografia pode ser  mais forte que outras formas de representação gráfica ou pictural. O saco preto de plástico carregado por Isaltino funciona ali mais como  símbolo da prisão do que como símbolo da libertação.

Esta fotografia é também um documento para memória futura de alguém que tendo sido ministro e autarca-modelo prevaricou e  por isso foi punido com prisão.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Justiça, Política, Sociologia dos Média com as etiquetas , . ligação permanente.

4 respostas a Isaltino e o saco preto de plástico

  1. E os que estão cá fora com menos culpa? Não havia sacos pretos que chegassem…

  2. Estou chocadíssimo. O saco devia ser azul.

  3. luso diz:

    É uma imagem contraditória: de fragilidade ,e ao mesmo tempo, uma vontade de abraçar o mundo. É uma imagem fortíssima de uma aparente nudez de humildade com uma vontade de beber a vida.Assim a interpreto.

  4. F. Campos diz:

    Fiquei chocada com o saco de lixo para trazer seus pertences .A família devia levar uma mala. O castigo é prisão e não humilhação..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s