Judite de Sousa

Se o objectivo da TVI ao transmitir imagens do velório de André Sousa Bessa, o jovem filho de Judite de Sousa tragicamente desaparecido, era fazer chorar…  eu chorei. Judite de Sousa TVI velório do filhoMas não era preciso ver para imaginar a dor daquela Mãe que é também uma jornalista e se tornou por mérito próprio uma mulher influente na sociedade. Nas suas próprias palavras, escritas hoje mesmo, a sua vida é “realizada profissionalmente, dramática pessoalmente“.

Judite Facebook morte do filho

As duas dimensões -profissional e  pessoal – tornaram-se inseparáveis em Judite de Sousa, precisamente porque  a primeira fez dela uma figura pública com tudo o que isso significa nas sociedades mediatizadas em que vivemos.

Também na morte do seu filho – porventura a maior tragédia que pode acontecer a um ser humano – Judite não pôde escapar à mediatização desse momento tão íntimo e tão doloroso.

A TVI quis homenagear a sua directora e as manifestações de pesar têm-se multiplicado da parte dos responsáveis, desde logo, de José Alberto de Carvalho, seu colega na direcção de informação, e de comentadores como Marcelo Rebelo de Sousa. É  natural que as instituições, sejam elas empresas de comunicação social ou de qualquer outro sector, homenageiem e acompanhem os seus trabalhadores, mesmo os mais anónimos, em momentos difíceis das suas vidas. Nem sempre o fazem mas também em muitos casos o fazem discretamente.

Bem sabemos que na televisão nada é discreto e que a tragédia é um “valor” por excelência  do meio televisão.  Por isso, as imagens da tragédia de Judite de Sousa dificilmente passariam ao lado da sua televisão – a TVI – precisamente por  ser aquela que no panorama televisivo nacional é a mais vocacionada para as grandes tragédias. Quem não se lembra dos directos da morte de Francisco Adam, o jovem actor que interpretava a personagem “Dino” na telenovela da TVI “Morangos com Açúcar”  e a de Angelico Vieira, actor na mesma telenovela, ambos vítimas de acidentes de viação?

Mas a sociedade mediática tem as suas lógicas e as suas perversidades. E é assim que um acordo de partilha de conteúdos entre a  TVI e o Público levou o Público, um jornal de referência,  a disponibilizar no seu site as imagens do funeral de André Sousa Bessa, o filho de Judite de Sousa. Judite de Sousa velório do filho Público

Direi que se a morte de um jovem em circunstâncias tão trágicas para mais filho de uma jornalista famosa seria sempre notícia, já a exibição no site de um jornal da missa de corpo presente releva de puro voyeurismo.

Como jornalista, Judite de Sousa está habituada a lidar com as tragédias do mundo. Mas nem como jornalista se está preparado para a morte de um filho. Merece, pois, que os media, incluindo a sua televisão, a deixem viver o luto e preparar o regresso à vida profissional.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em imagens, Jornalismo, Sociologia dos Média, Televisão. ligação permanente.

2 respostas a Judite de Sousa

  1. kristianne diz:

    Minha querida judite…..nada há nada a dizer perante uma dor tão grande, injusta, incompreensivel, devastadora e enfim, a não ser sabermos ouvir. Neste momento é apenas escutar o seu silencio, pois ele tambem se escuta Judite. Não há palavras mas sim pensamentos….muitas questões em que só a Judite poderá encontrar as respostas. O silencio é bom conselheiro….pois nestas alturas o que menos desejamos é todo mundo ao nosso redor. Sou Mãe Judite como tal sou solidaria consigo. Um abraço cheio de fé, amor, carinho e ternura de Mãe para Mãe.
    kristianne

  2. m. elza diz:

    Não há palavras em nenhuma língua que possam explicar a perda de um filho .Nem as pessoas que passam por estas situações conseguem transmitir tal dor. Respeitem esta mãe e este pai.
    Naõ nos devemos calar, mas a intimidade desta família e´sagrada.

    Os meus respeitos

    M. Elza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s