Avaliação de unidades de investigação: um-dó-li-tá…

Segundo esta notícia do Público, a avaliação das unidades de I&D obedeceu a quotas fixadas no contrato que a FCT estabeleceu com a European Science Foundation (ESF) para FCT eliminação de um grande número de unidades na primeira fase do processo.   De acordo com o Público:

“(…) cerca de metade dos 322 centros de investigação portugueses seria afastada da fase seguinte do processo, onde vão estar em jogo a maior parte dos 50 milhões de euros anuais que (…)  vão ter para despesas correntes entre 2015 e 2020. (…) Um montante fixo de 109.592 euros é acordado para a segunda fase, com base nos seguintes pressupostos: número de unidades de investigação seleccionadas para a fase 2: 163”.

É demasiado mau para ser verdade! Percebe-se agora melhor o que escrevi aqui. O que devia ser uma avaliação científica foi transformado num contrato  com uma entidade estrangeira, supostamente científica, para levar a cabo um processo arbitrário de corte de financiamento a cerca de metade das unidades concorrentes ao processo de avaliação e financiamento para o período 2015-2020.

A argumentação subjectiva, vaga e desfocada exposta pelos painéis de ESF para baixarem drasticamente a classificação atribuída pelos peritos a algumas unidades deixava adivinhar que algo de anormal se passara. E custa a crer que a ESF se tenha prestado a um exercício de avaliação de unidades com quotas de chumbos fixadas à partida!

Haveria outras formas de gerir orçamentos curtos sem sujeitar a comunidade científica a esta dura e humilhante prova. As unidades que passaram à 2.ª fase duvidarão agora dos reais méritos das suas propostas. Os que não passaram, aguardam ainda os resultados da audiência prévia. Mas ficam a saber que foram excluídos a eito, quem sabe, houve sorteio ou alguém jogou ao um-dó-li-tá-cara-de-amendoá-um-segredo-colorido-quem-está-fora-está…!

(Ler também o que diz aqui)

 

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Ciência, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s