O Banco borboleta

Novo-Banco símboloDizem os dicionários de simbologia que a borboleta é considerada o símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade, da natureza e da renovação. Imagino que não haverá mais nenhum banco no mundo que tenha como símbolo uma borboleta. Eu não gostaria que o meu banco viesse a ser conhecido como o Banco borboleta.

Percebe-se que o Novo Banco pretenda surgir associado à ideia de transformação e de renovação, conceitos que talvez tenham inspirado a escolha da borboleta para seu símbolo.  Porém, estou convencida que a maioria das pessoas associa a borboleta mais à efemeridade e à inconstância, do que à transformação e à renovação, o que no caso de um banco seria de todo desaconselhável.  Bastaria, pois, ter presente a polissemia da borboleta, como imagem simbólica, para não a ter escolhido como símbolo de um banco.

No Alentejo antigo dizia-se dos homens que mudam frequentemente de mulher que são como as borboletas: largam “o pólen” de folha em folha. Daí a ideia de inconstância presente na simbologia da borboleta.

Quanto à efemeridade associada também à simbologia da borboleta, também aqui a escolha  é pouco feliz. De facto, a expectativa média de vida de uma Borboleta é de duas semanas a um mês, o que, convenhamos, para um banco é, no mínimo, demasiado efémero.

Mas há outra leitura que poderá ser feita da escolha da borboleta como símbolo do Novo Banco, que é o seu autor pretender sugerir a antecipação  de um destino que  estaria traçado ao Novo Banco e que explicaria a aparente contradição  entre a transformação e a renovação – o Novo Banco nasce do  Banco Mau –  e a efemeridade e inconstância – o Novo Banco vai ser efémero e mudar de mãos (será vendido) processo que será  marcado por vicissitudes e inconstância.

Há ainda uma razão mais prosaica para considerar desadequada a escolha de uma borboleta como símbolo de um banco: se alguém quiser fazer um pin com o símbolo do Novo Banco para pôr na lapela, não estou a ver os bancários e os banqueiros com uma borboleta na gola do casaco.

E há também as superstições em torno das borboletas: A borboleta banca dá sorte, a preta dá azar. Da borboleta verde- a do Novo Banco- não rezam os dicionários.

 

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a O Banco borboleta

  1. Pingback: O Novo Banco e o estado de desinformação a que chegámos | VAI E VEM

  2. Pingback: Volta, Ricardo, estás perdoado! | VAI E VEM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s