Manuela Ferreira Leite sem papas na língua

Manuela Ferreira Leite é uma comentadora que foge ao politicamente correcto na área do comentário político. Não dá notícias nem tem acesso a informação privilegiada, como Marques Mendes, nem tem o talento televisivo e o cinismo político de Marcelo. O desprendimento com que analisa e critica o governo não se confunde com a falsa independência de Marques Mendes ou com as “ferroadas” de Marcelo. Felizmente para o governo, Ferreira Leite não beneficia do “palco” nacional da TVI como Marcelo, ou da SIC como Mendes. Tem apenas a audiência da TVI 24.

Com meridiana clareza, Ferreira Leite explicou hoje porque é que o líder de um partido não tem que se sentir “traído” se um outro membro do partido lhe disputa a liderança, e porque é que não  existe o direito natural de o líder não poder ser desafiado sem ir a eleições. (Coincidência ou não António José Seguro tinha estado antes no mesmo estúdio a ser entrevistado e a repetir as críticas de “traição” e “deslealdade” ao seu opositor António Costa. Teria sido útil para ele ouvir Ferreira Leite e corrigir o argumentário).

Sobre o PS, a parte mais “original” do comentário de  Ferreira Leite foi ela ter considerado “muito positivo” e “saudável” que António Costa e António José Seguro não façam promessas sobre impostos, dívida etc., porque falta muito tempo para as eleições e isso só lhes traria descrédito, já que ninguém está aberto a ouvir prometer coisas que os candidatos possam não vir a cumprir.  Ferreira Leite foi, assim, contra o comentário jornalístico e político dominante, que critica os candidatos, nomeadamente António Costa, precisamente porque ele não diz o que se propõe  fazer daqui a um ano, se ganhar eleições.

No que se refere ao governo, Ferreira Leite foi acutilante e perspicaz quando perguntou o que aconteceu de novo para que a ministra das Finanças queira agora discutir a dívida quando esse era um tema tabú para o governo na altura em que o “Manifesto dos 70” (que Ferreira Leite subscreveu) foi divulgado. Exortou então Maria Luís Albuquerque a juntar-se ao “Grupo dos 70”. Aconselhou, porém, os partidos parlamentares a não aceitarem o debate da dívida proposto pela ministra sem primeiro esta apresentar um documento sobre o que o governo pensa sobre a dívida e como se propõe pagá-la.

Ora aí está uma coisa óbvia que, contudo, não lembrou aos partidos que aceitaram sem condições a proposta de Maria Luís Albuquerque quando esta os convidou a apresentarem eles as suas propostas.

Sem papas na língua, Ferreira leite duvida do convite de Junker a Maria Luís Albuquerque para uma pasta importante e afirma que essa pasta era destinada a um português – Silva Peneda – e não a Portugal, pelo que não tendo ele sido escolhido por Passos Portugal ficou sem essa pasta. E sobre Moedas, elogiou a sua capacidade para gerir a Ciência e considerou uma “ironia” que um sector causticado pela austeridade deste governo venha agora para um português.

Ferreira Leite tem a particularidade de dizer coisas óbvias mas que, por andarem afastadas do comentarismo dominante, parecem bombásticas!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Economia, Governo, Política, Televisão com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a Manuela Ferreira Leite sem papas na língua

  1. Acho que não, porque se os partidos apresentarem as suas propostas sem conhecerem as do governo (e porque quer agora discutir o assunto) este fica numa posição favorável e o debate será sobre as propostas dos partidos sem se discutirem as do governo.

  2. M F Leite “Aconselhou, porém, os partidos parlamentares a não aceitarem o debate da dívida proposto pela ministra sem, primeiro, esta apresentar um documento sobre o que o governo pensa sobre a dívida e como se propõe pagá-la”.

    Isso não seria uma grande oportunidade para que o debate nunca mais acontecesse? Não seria um favor involuntário a M L Albuquerque?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s