De que mais precisa o Presidente para agir?

CavacoSó um primeiro-ministro diminuído e sem capacidade de liderança pode manter em funções os ministros da Educação e da Justiça. Passos Coelho está “ferido” na sua autoridade com o caso Tecnoforma e mostra-se incapaz de resolver os problemas do governo.

O que está a acontecer com a colocação dos professores atinge dimensões próprias de um país terceiro-mundista. Professores que mal tinham iniciado funções em escolas onde haviam sido colocados há poucas semanas, em alguns casos longe dos locais de residência, receberam ordem para saírem e darem lugar a outros. As televisões mostram o desespero de muitos deles e a revolta pela indignidade a que são sujeitos.

O sector da educação é um sector nevrálgico que afecta e mobiliza não só os agentes da educação mas também as  famílias. Não há um português que não tenha um filho, um neto, um parente, atingidos pelo caos vivido na colocação de professores.

No sector da justiça a gravidade da situação de paralisia dos tribunais já devia ter levado à demissão da ministra. Juízes, procuradores, advogados e funcionários judiciais falam de caos e só a ministra não parece perceber. A sua demissão por si só não resolveria a situação mas mostraria um pouco de dignidade da sua parte e de respeito pelos operadores da justiça e pelos cidadãos.

Também o escândalo BES, todos os dias engrossado com novas revelações, aliado à falta de confiança instalada em torno do Banco de Portugal, a atingir todo o sistema financeiro, contribuem para o clima de fim de ciclo que se vive no País.

Com a educação e a justiça em colapso, o sistema financeiro em mãos pouco recomendáveis  e o primeiro-ministro cada vez mais fragilizado pelo caso Tecnoforma, está posto em causa o regular funcionamento das instituições. De que mais precisa o Presidente para agir?

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Educação, Governo, Justiça, Política, Presidente da República. ligação permanente.

5 respostas a De que mais precisa o Presidente para agir?

  1. Ao presidente da républica, não lhe falta nada. Tem um governo e uma maioria parlamentar da sua (Laia). Não tem que demitir ninguem porque asim é que está bem! Era tudo o que ele queria; ele mais a sua Maria… Enquanto dura, Vida Doçura!!!!!!!

  2. S. Carvalho diz:

    “mas mostraria um pouco de dignidade da sua parte”. Nunca a teve, não a tem, nem nunca a terá!!!
    “De que mais precisa o Presidente para agir?” Mas tem este país por acaso um Presidente?
    Poder-se-á chamar, com propriedade, Presidente, àquela figura triste e vendida que habita o Palácio de Belém?

  3. F diz:

    Quando diz que “a sua demissao por si so nao resolveria a situaçao” nao e correcto. Os ministros para alem de terem que definir e implementar a sua politica ou do seu grupo, TEM QUE TER CAPACIDADE DE GSTAO, e a sua falta nestes dois casos e gritante e verificado na pratica. Claro que a Mininstra nao tem que ter skills informaticos, mas tem que saber criar e gerir uma estrutura que administre com competencia os principais projetos. E inconcebivel nao ter um plano de Recuperacao, a ativar em caso de falha irrecuperavel. Nao se trata de plano B mas sim de plano de ” backout”. Elementar para qualquer gestor de empresa de media dimensao.

  4. J. Madeira diz:

    O presidente deve estar à espera do que sair dos búzios mandados deitar
    pela D. Maria sim, porque tudo está dentro da normalidade face ao grande
    objectivo de destruir o País logo, o problema terá que ser resolvido por uma
    junta médica que autorize o sr. presidente a resignar por esgotamento!!!

  5. jose alves diz:

    Ao Presidente da República falta-lhe o que sempre lhe faltou. Coragem …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s