Os “valores-notícia” ainda são o que eram

A cobertura jornalística do vírus  Ébola está a mostrar que os chamados “valores-notícia” que orientam os jornalistas na selecção dos acontecimentos que ganham estatuto de notícia não mudaram muito.

Em África são já aos milhares os que morreram infectados com o vírus. Vamos tendo notícias de vez em quando desses números. Mas eis que aqui mesmo ao lado, em Espanha, uma enfermeira foi também infectada e as últimas notícias indicam que está em estado crítico.

Teresa Romero

O caso tem sido notícia de abertura de telejornais, noticiários de rádio e capas de jornais e até a decisão de abater o cão da família e dos protestos  que acompanharam essa decisão tiveram larga cobertura.

É o factor “proximidade” a ditar que não é o número de mortes nem de infectados que determina o “valor” do acontecimento. Se acontecer lá longe, afectar pessoas que não conhecemos vivendo em lugares distantes, embora possa impressionar-nos, passa-nos ao lado.

É a proximidade do acontecimento que marca a diferença. Não conhecemos a enfermeira espanhola infectada mas ela vive bem perto de nós, Espanha é aqui ao lado, e isso muda a nossa atenção e agrava o nosso medo.

Os milhares de infectados na Serra Leoa ocupam menos espaço nas notícias do que a enfermeira espanhola.

Mas será apenas a “proximidade” a ditar aqui o “valor-notícia” conferido à contaminação da enfermeira? Não será também o factor “improbabilidade”?. É que um acontecimento improvável, inusitado e insólito tem maior valor-notícia do que outro que o não seja. E a probabilidade de um europeu (para mais de um país tão próximo de nós) ser contaminado com Ébola, parecia talvez  bastante longínqua quando comparada com a probabilidade de um cidadão, diria de muitos cidadãos, da Serra Leoa serem contaminados ….

É da natureza das notícias e das coisas…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Imprensa, Jornalismo, Sociedade, Sociologia dos Média, Televisão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s