Ai, Timor…se outros calam…

Já lá vai o tempo em que Xanana Gusmão fazia chorar jornalistas que o entrevistavam. O guerrilheiro que se fez homem no mato e um dia se tornou presidente e primeiro-ministro, apontado como exemplo de luta pela liberdade e pela independência da sua pátria e da sua gente, veio agora mostrar que o velho ditado “o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”  pode ser verdadeiro também  sob o seu olhar e a sua protecção.

Xanana é o chefe do governo de Timor e nessa qualidade não podia permitir que cooperantes portugueses, sejam juízes ou de outras profissões,  que em Timor cumpriam missões para as quais foram contratados, sejam expulsos em 48 horas como criminosos, ainda por cima sem se saber porquê. Dizem os jornais que os juízes abrangidos pela expulsão tinham em mãos processos contra membros do governo de Xanana acusados de diversos crimes.

Foi patético ouvir que Xanana deu ordens ao presidente do parlamento de Timor para que não autorize o levantamento da  imunidade aos membros do seu governo até ao fim do mandato, a bem da estabilidade governativa! Grande doutrina, própria de um revolucionário…

E que dizer das declarações do  ministro dos negócios estrangeiros timorense, afirmando que os juízes portugueses expulsos têm falta de experiência e Timor precisa de juízes que defendam os interesses do País. Ora aqui está uma doutrina interessante: o que significará um juiz defender os interesses do País?  Deixar os governantes agirem a seu bel-prazer, eventualmente praticando crimes mas deixá-los impunes em nome do interesse nacional?

Ai Timor
Calam-se as vozes
Dos teus avós
Ai Timor
Se outros calam
Cantemos nós 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Justiça, Política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s