“Operação Sócrates”: quem foi que disse que não há informação?

“Aqui fora reina a desinformação”, diz a repórter da RTP destacada para o Tribunal Central de Instrução Criminal  (TIC) onde José Sócrates é ouvido pelo juiz de instrução. Queixando-se de que não há informação sobre o que se passa ” lá dentro”, a  repórter da RTP cita a sua colega espanhola, correspondente da TVE em Portugal, que se queixa do mesmo e lhe diz que em Espanha “há um gabinete de comunicação do tribunal que vai comunicando aos jornalistas os diferentes passos e as diferentes diligências que não estão cobertas pelo segredo de justiça”.

Pois, mas em Portugal as coisas são diferentes. Se a repórter espanhola viu o Jornal da Tarde da RTP em que foi citada, terá percebido porque é que em Portugal os tribunais não necessitam de gabinetes de comunicação. No mesmo bloco informativo, a jornalista Felícia Cabrita, do jornal SOL, surge a citar com toda a segurança partes do processo. Diz ela que Sócrates, no 1.º mandato, “favoreceu determinadas pessoas a troco de luvas e esse dinheiro foi guardado numa offshore na Suiça”.

Temos, pois, que informação é o que não falta. E a abundância é tal que até justifica este anúncio colocado no site do jornal da mesma jornalista Felícia Cabrita.Sol operação Sócrates

Aí se pode ler que o Sol é o “único jornal a possuir informação pormenorizada sobre as conclusões da investigação feita ao ex-primeiro-ministro durante um ano, as quais conduziram a este desfecho.”

Convenhamos que é muito mais barato para o Ministério Público ter “porta-vozes” num ou dois jornais do que criar um gabinete de comunicação para informar os jornalistas. Além de que os gabinetes de comunicação não dispõem de jornais nem vão às televisões dar notícias dos processos.

Acresce que não é para todos ter uma “assessora” tão mediática como  Felícia Cabrita que, como diz o anúncio do site, “liderou” todos os processos relacionados com Sócrates.

Maior transparência não é possível. Tirando o caso do “estripador”, pode dizer-se que  a jornalista Felícia Cabrita sabe tanto sobre as investigações que correm no Ministério Público como os procuradores e os agentes da PJ que os lideram.  Felizmente para o erário público, não tem que pagar “luvas”. É só dar as notícias que estão em segredo. As “contrapartidas” são da ordem do simbólico, o que não é pouco.

Os tribunais espanhóis têm, pois, muito que aprender com o nosso TIC!

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Justiça com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a “Operação Sócrates”: quem foi que disse que não há informação?

  1. jose neves diz:

    Caro Vai e Vem,
    Não perca pela demora que a felíça ainda vai, finalmente, descobrir quem foi o “estripador”.
    Ela pode ter-se enganado na altura mas hoje em dia com a remessa brutal de informação que nesta data possui ela não pode ter dúvidas.
    Quando achar apropriado ela virá à tv demonstrar com uma pasta cheia de documentação que. afinal, o estripador é o José Sócrates.
    E será irrefutável, só um homem com tanta manha, poder e saber para fazer tamanhas atentados e maldades e ao mesmo tempo ser tão ingénuo e maluquinho para, tendo sacado tantos milhões, não ter desaparecido e ir gozar a vida mas, ao contrário, viesse ao seu país semanalmente numa tentativa heroica de só e contra todos, defender-se na tv onde até aí tinha de defender-se do entrevistador.
    Só um homem assim, com tais poderes de ser Deus e Diabo na mesma pessoa, podia ter enganado uma vez a feliça. Mas à segunha foi apanhado.
    Está apanhado pela feliça e outras feliças que são guias deste desgraçado pais sangrando de mil chagas. .

  2. cristof9 diz:

    A verdade é que interessa a maioria das pessoas. Os indícios apontam para que algo está a andar mais célere nos meandros da justiça. A ver vamos se os processos terminam em condenações sem dúvidas de destruição de escutas ou arquivamento de processos, aí iremos poder julgar muitos dos odios de estimação da Cabrita e da M.Guedes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s