Sócrates

Sócrates TICNão posso dizer que não foi um murro no estômago!  Para mim foi e creio ter visto o mesmo efeito em alguns dos repórteres que ouviram a notícia em primeira mão dita pelo advogado ainda antes de a escrivã do tribunal ler o comunicado do juiz que ditou prisão preventiva para José Sócrates. Ela própria, a escrivã, se engasgou, não sei se pela dureza da sentença se pela falta de hábito de ler um papel frente às câmaras de televisão.

É uma decisão extrema, ainda não sabemos com que fundamento porque o juiz decidiu que não temos de saber, para já, porque amanhã alguns jornais vão dizer, como tem sido até aqui.

A justiça funcionou, dizemos todos um pouco hipocritamente porque tratando-se de José Sócrates ninguém é isento. Sócrates foi amado por uns e odiado por outros. Não pelas políticas que aplicou mas porque os líderes carismáticos, como é o caso de Sócrates, despertam paixões e sentimentos extremos que não necessitam de explicação nem de racionalização.

Pode ser que a prisão preventiva aplicada a José Sócrates seja uma medida justa e adequada aos crimes que, alegadamente, cometeu. Mas José Sócrates foi tratado nestes dias pelo Tribunal e pelos media como um criminoso antecipado, mostrado através de frechas das janelas e cortinas do tribunal, com zooms de câmaras de televisão apontadas às janelas das viaturas “descaracterizadas” onde o transportavam.

Mas há um outro lado desta história: Contraditoriamente, hoje começou também a “libertação” de José Sócrates. Porque a dimensão e severidade da pena que lhe foi aplicada, transforma-o em vítima e em mito.

A “condenação” de Sócrates começou na passada sexta-feira, no aeroporto de Lisboa quando “fugia” para sua casa. Continuou nos dias seguintes e culminou hoje. A partir de agora, Sócrates sai de cena, mas o rasto destes dias fica para a história.

Sócrates fica para o história por, como disseram todos, ser o primeiro chefe de governo a ser detido à saída de um avião com as televisões estrategicamente colocadas para captarem o momento, e o primeiro a ficar em prisão preventiva acusado de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. Mas Sócrates faz também história por ser o primeiro chefe de governo a ser tratado como um proscrito, antes de ser julgado e condenado.

Há também os outros arguidos, é certo. Mas esses foram poupados ao circo mediático e, ao menos, respeitada a sua privacidade numa hora difícil das suas vidas. Sabemos ainda assim que o motorista de Sócrates “chorou” quando foi detido – falta de vergonha de quem o viu chorar e veio dizer a quem, com menos vergonha ainda, escreveu que ele chorou.

Amanhã é outro dia. Alguns estão contentes e outros pesarosos. Que se respeitem mutuamente porque a liberdade é também isso.

Quanto à justiça, oxalá tenha provas sólidas que justifiquem as medidas que tomou.

Do  Ministério Público espera-se que investigue, com a mesma severidade que aplicou aos arguidos, quem repetidamente no seu seio violou nestes dias tão flagrantemente o segredo de justiça.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Justiça, Televisão com as etiquetas . ligação permanente.

21 respostas a Sócrates

  1. Elisabete diz:

    O juíz Carlos Alexandre tem postura de juíz do antigo regime. Sem tirar nem pôr.

  2. Nina diz:

    Prevaricou claro que tem que pagar, mas para quê tanto circo à volta do Homem? Nunca se viu um 1º. Ministro ser tão enchovalhado, atacado como o Engº. Sócrates. Homem odiado e amado, que se faça justiça o mais rapidamente possível, não esqueçendo os casos BPN, BPP, BES, Submarinos,….etc…….etc…….afinal sempre há 2 pesos e 2 medidas na justiça (conforme as conveniências)

  3. J.Alves diz:

    Zé Ninguém diz: Quem comete fraude, deve pagar. Aquele chavão estúpido que a “justiça é igual para todos”, custa a pronunciar e cheira a mofo, – porque é, pura e simplesmente mentira! Este aparato todo, porquê? concretamente, o que fez o Ex-Primeiro Ministro de Portugal, para ser julgado no Tribunal da Portela, e, posteriormente na jaula do Campus da Justiça!!!!
    Então, onde andam os outros de linhas contrárias? estão fora da justiça que é igual para todos?
    Haja bom senso, porque os outros Países, estão todos a rir-se de nós!!!!!

  4. rebloguei. Excelente. Retribuo com o meu “olhar”: http://wp.me/p29WGc-yx

  5. madrugada diz:

    Admiro quem, em frente das câmaras ávidas de “sangue”, tem a coragem de afirmar que José Sócrates é inocente, e que põe as suas mãos no fogo por ele,como o fez há momentos, sua ex-mulher!
    Nunca consegui compreender de forma inequívoca, porque é que as turbas não gostam de Sócrates! Porque é que desde que ele se deu a conhecer e se tornou nosso primeiro ministro, tantos lhe tentaram e tão afincadamente, arranjar crimes e desonestidades…tanta persistência cheira um bocado mal e neste momento o país tresanda de fedor, não tenhamos dúvidas! Do fedor das palavras, dos sentimentos, dos desejos descabelados de uns bons milhões! Pergunto-me porquê! Agora um crime, ou 2 ou 3 ou quantos mais ainda descambarem, pairam sobre ele, mas o que se sente é que para muitos, muitos mesmo isto é A VINGANÇA! Vingança de quê? Da dita crise que andamos para aqui a viver? Mas a crise não foi responsabilidade sua! quem é que nos lançou a todos num consumismo desenfreado, foi o governo de Sócrates? Não me parece! Então e no de Cavaco e no de Guterres, o que se fez? Mas ainda mais, não fomos todos nós, governos inclusive, arrastados num desgoverno sem limites de uma europa desorganizada, com dinheiro a jorrar por todos os lados, a ser canalizado para aumentos de vencimentos sem limites, com instituições a abarrotar de dinheiros que não sabiam como utilizar e compravam toda a gama de equipamentos que depois nunca utilizavam, pagavam passeatas pelo estrangeiro, com o nome de doutoramentos e outros que tais? Foi Sócrates que arcou com tudo isto? Porquê? Por ser teimoso, acutilante, nem sempre com muita paciência para quem se lhe opunha? Mas quem pode atirar a primeira pedra de estar isento de particularidades menos simpáticas? e isto é suficiente para se odiar o homem a tal ponto como se pode observar nestes últimos dias?
    Sim, ele é um homem carismático, tem em si o desígnio do Caminho a percorrer!
    É isto que as turbas não gostam!
    Por isso foi desde o princípio, crucificado!
    Também sou dos que pertencem ao “clube dos que sempre acreditaram nele! Mesmo agora que nos têm querido mostrar tanto desvio, continuo a acreditar!è que a verdade verdadeira, tendo em si o desígnio da Sabedoria, tem por vezes de esperar que os Olhos se abram para que se possa mostrar!
    Também eu afirmaria, tal como a sua ex-mulher, que ponho as minhas mãos no fogo por ele!

  6. Reblogged this on ergo res sunt and commented:
    Do VAI E VEM, por Estrela Serrano. Muito Bom!

  7. Nuno Ferreira diz:

    Gosto do Sócrates, por isso, sou suspeito! Não sei se cometeu todos os crimes que lhe imputam, mas estou em crer que, com tantas sugestões desde longa data, pelo menos alguma lhe há de acertar! Seja como for, se isso aconteceu, obviamente deve pagar! Eu, por exemplo, que já cometi o crime de ter recebido uma lembrança de alguém que me considerou influente numa decisão onde não fui visto nem achado, também deverei responder perante a justiça. Para vos ser franco, recusei, recusei, recusei, mas acabei por ser derrotado por cansaço, e aceitei a esferográfica. Ainda bem que não sou médico! Mal pensava eu que estava a cometer um crime grave! Por favor, não tragam a televisão na minha detenção! Não sejam estúpidos, a minha imagem não vende nada! Em todo o caso, apesar de corrupto, consideraram-me um bom profissional, fiz umas coisas giras e acho que fui útil à empresa onde trabalhei. Como o Sócrates! – Salvaguardando as devidas proporções, claro! Quer no que fiz, quer no que recebi, obviamente! Aqui só para nós, mesmo que o homem tenho cometido algumas ilegalidades, – eu disse algumas! – …já se aperceberam do que o homem fez? Algum de vocês era capaz de fazer um “cagagésimo” do que ele fez? Claro que sim, vocês são todos muito bons, e os mais sérios do vosso beco! Eu sei que vocês não gostam do homem, embora ainda não tenha percebido bem porquê!? Eu sei porque gosto! Tenho cá as minhas razões! Mas vocês?! Porra, o que é que vos move? Mas afinal o que é que eu estou para aqui a escrever? Afinal, eu apenas queria dizer que me identifico com o texto da Prof. Dr. Estrela Serrano! Entretanto, não esqueçam que o homem é inocente até prova em contrário!

  8. Jorge diz:

    A verdadeira democracia, tem de ser uma conquista.

    Se não exiges democracia, terás ditadura
    Se não exiges verdade, terás mentiras
    Se não exiges justiça, terás criminosos
    Se não exiges direitos, terás apenas deveres
    Se não exiges honestidade, terás corruptos
    Se não exiges competência, terás incompetentes
    Se não exiges liberdade, terás opressão
    Se não exiges frontalidade, terás demagogos
    Se não sabes o que se passa, não podes exigir nada.

    Portugal é como uma empresa. Nós povo, somos o patrão, eles políticos, são os funcionários.

    Sê um patrão exigente, atento, critico, justo e isento para que a tua empresa seja bem gerida. Patrões desleixados, desligados e mal informados, vão à falência. Portugal está falido.

    Ás vezes pergunto-me como é possível que em Portugal haja pessoas a votar em criminosos?

    A eleger partidos que nunca cumprem o que está estipulado?
    O que foi prometido?

    Como há pessoas a votar em candidatos que já estiveram presos? Que estão presos? Que são suspeitos? Que estão em julgamento?

    Caramba algo está mesmo muito mal em Portugal… Ou sou eu que sou demasiado exigente? Exigir políticos decentes é ser exigente?

    Citando Marthin Luther King, percebemos que todos temos que colaborar para acabar com os criminosos que se apoderaram do país “Não tenho medo do grito dos violentos, dos maus, corruptos, dos desonestos, dos imorais. Tenho medo é o silêncio dos bons.”

    Torna-se assustador quando todos os dias percebemos que há pessoas que escondem o seu desprezo pelo PS porque têm amigos do PS. Há pessoas que escondem o seu desprezo pelo PSD, porque têm vergonha dos amigos do PSD??? É o silêncio dos bons…

    Este país está mesmo virado do avesso… O silêncio dos bons, torna-se ensurdecedor.
    Quem tem que ter vergonha não são os bons. Não são os que sentem desprezo pelos partidos que nos roubaram e enganaram, que têm que se calar. Quem tem que ter vergonha e parar de fazer ruído, é quem ainda defende esses partidos.

    E por isso é urgente que os bons ergam a voz e silenciem os maus. Não critiquem apenas os políticos corruptos, mas também aqueles que todos os dias os promovem.

    Como é possível haver pessoas que escondem que são contra os corruptos, porque não querem ofender os amigos que apoiam o partido desses corruptos? Porque temos que respeitar as escolhas dos outros? Mesmo quando essa escolha não respeita o país nem a democracia?

    Suponhamos…

    Tu e restantes pais de uma turma de crianças, tinham que eleger 1 entre 3 professores para o teu filho. Tu sabias que um desses professores é pedófilo, no entanto a maioria ignora que ele é pedófilo e há 5 pais que são a favor da pedofilia, e portanto ganha o pedófilo.

    Tu calas-te? Tu respeitas a vontade dos maus e dos ignorantes? Tu deixas os inocentes serem vitimas do teu silêncio?

    Está na hora de os bons agirem. Há milhões de inocentes a sofrer nas mãos dos maus e dos ignorantes, e o teu silêncio é cúmplice.

    Quem tem que ter vergonha é quem elege corruptos e não quem os critica. Quem tem que ter vergonha é quem se cala perante as injustiças.

  9. Lurdes diz:

    Sim eu confesso que sou dos anti Sócrates, nunca gostei da maneira de ele falar sempre superior sempre pronto a criticar não sei sempre achava que ele escondia algo, nunca me convenceu nenhum discurso dele mas quem sou eu… agora para bem da verdade achei muito mediatismo, como portuguesa que sou espero que isto se esclareça e se faça justiça, JUSTIÇA disse eu, não que espero que se condene Sócrates que fique bem claro mas se for realmente culpado que pague pelos crimes como o comum dos mortais e que se mostrem que a justiça funciona e que realmente há separação de poderes…

  10. Carlos Vaz diz:

    É o primeiro 1º MInistro sim, Estrela Serrano. E as minhas desculpas pelo extremismo de palavras no meu último parágrafo. Mas não o vejo como ex 1º Ministro mas sim como alguém, a provar-se a culpa, que deve ser responsabilizado sem apelo nem agravo, independentemente do seu status. Ele e quaisquer “Portas” que por aí andam. Mas sem dúvida que o Sócrates é o expoente máximo desta onda de corrupçao do “alto estado” pois nos seus mandatos havia muito por onde roubar como as PPP’s, as Vivo’s, o negócio das barragens a granel (que foram alienadas 2 mil milhões de euros abaixo do valor real), etc etc. Não pode haver contemplações para quem é o expoente máximo da crise que vivemos. Agora seria de incluír também todos aqueles que no Parlamento branquearam vergonhosamente todas essas decisões.

  11. Carlos VAZ é o “primeiro primeiro-ministro”. Ou não?

  12. Carlos Vaz diz:

    O primeiro a ser preso alvo de corrupção e invasão ao fisco??? só se for do grupo das vedetas porque muitos dos comuns dos mortais são presos sem apelo nem agravo ao cometerem esses crimes. Porque haveria ele de ser excepção? Aposto que o pobre do motorista continuará preso muito depois de sócrates ser libertado, a gozar os milhões que nos roubou a todos. Haja vergonha na cara quando se escrevem estes artigos!

  13. Português diz:

    Mas sabe-se tanto de Socrates, até de quantias concretas e desde ha mais de 25 anos ainda nao descobriram quem é que comete o crime de quebrar o segredo de justiça ?
    A informaçao passa por quantos funcionarios? 3, 5, 10 ?
    E nao conseguem descobrir dentro da propria casa? Isto credibiliza o quê e quem?
    Pobre justiça, onde andas?

  14. josecoutonogueira diz:

    Ao contrário dos outros comentários aqui na sua página, acho que a Estrela – dado as suas conhecidas simpatias por Sócrates – desta vez foi particularmente comedida, o que só lhe fica bem.
    Tem toda a razão quando fala da falta de vergonha da comunicação social. Quanto à fugas de informação, que levaram a dita CS ao aeroporto, podem ter vindo de subalternos que, é sabido, recebem avenças e prémios por darem as dicas. Não creio que tenham vindo do juiz ou da procuradoria. Mas agora tanto faz. O facto é que Sócrates sempre teve uma relação difícil com a cs, que tentou condicionar, e quem com ferro mata, com ferro morre, como se costuma dizer. Que se faça justiça, e depressa.

  15. MCosta diz:

    Nada que o Dr. Paulo Morais não ande há muito tempo a denunciar. Neste caso Sócrates é presumido inocente, mesmo preso preventivamente. Para aplicação desta medida de coação só poderemos estar em presença de crime ou crimes graves e logo imputados a um ex- 1º M. Portugal tornou-se nos últimos anos num antro de corrupção a partir do Estado e suas Instituições, não me venham agora com a história do coitadinho e bom rapaz. Nada tenho contra ou a favor de Sócrates. Esperemos serenamente que a justiça funcione, para este caso e outros que se perfilam por aí.

  16. Pedro! diz:

    O Socrates está preso?
    Nao, quem está preso é o povo português à herança que ele nos deixou. Ele e outros!
    Continuará a viver no luxo e certamente com a presensa dos mais proximos.
    Presos estão os milhares de emigrantes que estão privados das pessoas amadas, amigos familia etc.
    Infelizmente esta justiça nunca vai chegar a todos os que destruiram Portugal. Contudo a esperança é a ultima a morrer.
    Viva Portugal

  17. Tem zazão, André. “Pelos vistos” não corresponde ao que eu quero dizer. Deveria ter escrito “alegadamente” ou supostamente”. Vou corrigir para que não haja dúvidas.

  18. Nuno diz:

    nota-se alguma azia por aí.

  19. André diz:

    “aos crimes que, pelos vistos, cometeu”. Esta sua frase é uma vergonha. Costumo ler o blog e estou chocado.

  20. isabel santos diz:

    Estou triste, muito triste…… Que a justica julgue com a mesma rapidez outros casos que estao em curso…… Eu pertenco ao grupo dos que gostam de Socrates e tenho muita dificuldade em aceitar esta situacao…..

  21. cristof9 diz:

    Ficou no ouvido duas frases . dos 10400 denuncias de movimentos bancarios só 140 mereceram seguimento.
    Como os policias e os juizes estão lá há dez anos, para haver agora mais investigações com seguimento só pode ser por terem mudado o procurador, a direcção do DCIAP e o presidente do supremo. Os policias andam mais animados porque as investigações avançam e não ficam a criar pó em cima das secretarias dos procuradores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s