De que falam os blogs quando falam dos “casos” BPN, Face Oculta, Freeport e Submarinos?

Em que fontes se baseiam os blogs? Que temas abordam? Que protagonistas focam? Como os valorizam?

(excerto do capítulo dedicado aos blogs de um  estudo sobre cobertura jornalística dos “casos” BPN, Face Oculta, Freeport e Submarinos, disponível aqui)

amostra de blogs

Algumas conclusões:

A abordagem feita pelos blogs da amostra no período temporal analisado (2009 e 2010) dos casos  BPN, Face Oculta, Freeport e Submarinos – foi fortemente influenciada pelas agendas dos media tradicionais, em particular, da televisão e da imprensa, isto é, os “picos” noticiosos na imprensa e na televisão correspondem nos blogs a um maior número de posts.

Os media tradicionais, nomeadamente as edições online dos jornais, são a principal fonte dos blogs, sendo o jornal Público o media mais linkado para todos os casos, seguido do Diário de Notícias, da TVI e do SOL, a grande distância dos restantes meios de comunicação social.

As peças jornalísticas que servem de fonte aos posts analisados são na sua grande maioria peças sem fonte atribuída (ver imagem em baixo neste post).

Nas peças com fonte atribuída existe uma preponderância nítida de outros órgãos de comunicação social, revelando um funcionamento cruzado entre jornais e televisões citando-se uns aos outros, sendo por sua vez citados pelos blogs da amostra.

Apenas em 12% dos links, o post se distancia do conteúdo do link, introduzindo novos enquadramentos e interpretações sobre o tema.

A dependência dos blogs da amostra face aos media tradicionais na abordagem e interpretação dos casos em análise questiona as teorias sobre a contribuição dos novos media para o pluralismo e a diversidade da informação.

Dados sobre dois dos casos analisados:

televisão Freeport e Face Oculta fontes

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Blogs, Comunicação e Política, Jornalismo, Sociologia dos Média, Televisão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s