As gravações

gravações GES TVIAs gravações das reuniões do conselho superior do Grupo Espírito Santo divulgadas pela TVI e difundidas na internet colocam aos jornalistas a questão de saber como lidar com o seu conteúdo. A TVI tem reproduzido fragmentos dessas gravações nos seus blocos informativos com uma pequena apresentação e em alguns casos legenda, sem contudo lhes dar contexto nem enquadramento, como fizeram, por exemplo, a revista Sábado e  o jornal i, este último o primeiro a divulgar o seu conteúdo em Outubro passado.

Contudo, o impacto que a divulgação pela TVI causou e a reacção de Ricardo Salgado tentando impedi-la  mostram a importância que assume ouvir de viva voz os protagonistas do escândalo, em vez de apenas ler o que disseram. Para quem ouve as gravações a “verdade dos factos” ganhou nova dimensão.

Acontece porém que se não se desse o caso de estar a decorrer a Comissão Parlamentar de Inquérito  ao caso BES/GES a audição das gravações seria sobretudo um fait-divers, eventualmente sem consequências para o apuramento da verdade, já que elas não são suficientes para uma conclusão sobre os acontecimentos que levaram ao descalabro do grupo e do banco. A Comissão Parlamentar poderá aprofundá-las mas será necessário fazer o follow-up de todas as declarações, uma espécie de seguir o rasto do dinheiro, matéria só ao alcance da justiça e, como se viu no caso submarinos, muitas vezes nem isso.

Contudo, estas gravações  são de indiscutível interesse  para um melhor conhecimento do funcionamento de uma certa elite financeira que se julgou impune e  contou com a ineficácia da supervisão, a promiscuidade entre auditores e auditados e o deslumbramento que o poder do dinheiro causa em alguns (ou muitos) decisores políticos.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Justiça, Política, Sociologia dos Média, Televisão com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s