Será que Sócrates vai responder ao Expresso?

Sócrates 81 perguntasAs 81 perguntas que o Expresso divulgou como sendo aquelas que faria a José Sócrates se a entrevista tivesse sido autorizada, são em grande parte baseadas nas notícias que têm vindo a público, supostamente oriundas de fugas de informação uma vez que o processo está em segredo de justiça.

Dado que o juiz e o procurador deram parecer negativo à concessão da entrevista e o advogado de Sócrates também foi proibido de revelar os termos do recurso que apresentou para a libertação do ex-primeiro-ministro, está criada uma situação que repugna a qualquer democrata mas, pelos vistos, não repugna ao juiz nem ao procurador, isto é,  José Sócrates não pode responder a perguntas sobre as acusações de que é alvo todos os dias nos mais diversos órgãos de comunicação social.

Uma vez que o juiz e o procurador não controlam o segredo de justiça e implicitamente validam as informações veiculadas através das referidas fugas, são coniventes com a situação de desigualdade em que colocaram um detido sobre o qual todos dizem que deve ser tratado como qualquer outro cidadão na mesma situação.

Ora, os cidadãos detidos nas condições de Sócrates não estão privados dos seus direitos civis e políticos, incluindo dar entrevistas se algum jornalista as solicitar. Porquê então retirar esse direito a José Sócrates?

Diz a imprensa que o juiz e o procurador receiam que a entrevista possa influenciar testemunhas que vão ser ouvidas. Mas este argumento é fraco e parcial porque também as fugas de informação podem influenciar as testemunhas e o juiz e o procurador não estão preocupados com isso. Aliás, as fugas de informação têm, entre outros objectivos, precisamente o de criar a percepção de que ele é culpado.

Pelo que, a meu ver, é imperioso que Sócrates responda às perguntas do Expresso, usando para isso o método que usou para responder aos outros meios de comunicação social que lhe dirigiram perguntas, isto é, através de um texto escrito entregue ao Expresso pelo  seu advogado.

Se as suas respostas forem censuradas pelo juiz e pelo procurador, através do director da cadeia, estaremos então perante um acto mais grave, porque a censura é inconstitucional.

Se ao responder ao Expresso Sócrates for punido por violar o segredo de justiça, pois que o seja. É preferível ser punido por isso do que deixar pairar as acusações que lhe são feitas e o Expresso sistematizou nas  81 perguntas.

Se essas perguntas são também as perguntas que o  juiz e o procurador estão a investigar melhor para estes, já que têm quem os ajude a andar mais depressa com o processo. Jogar com armas desiguais é que não. Mas é isso que está a acontecer.

É certo que no caso de Sócrates responder ao Expresso as suas respostas serão dissecadas pelos jornais, cada um tentando descobrir novos elementos e contradições. Aí Sócrates deverá ter novamente o direito de as esclarecer. Este círculo vicioso é inevitável precisamente por Sócrates não ser como qualquer outro detido. Mas se a justiça não compreende isso o problema é da justiça e não de José Sócrates.

Por tudo isto, estou convencida que José Sócrates vai (e deve) responder ao Expresso.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Justiça, Política, Sociologia dos Média com as etiquetas . ligação permanente.

5 respostas a Será que Sócrates vai responder ao Expresso?

  1. Caro caro Manuel rocha, tem razao,quanto ao programa a que se refere, muito tendencioso, mas de um modo geral a informação da RTP não e tendenciosa nem cabe a administração controlar os conteudos, mas há pessoas que são mais papistas que o papa….

  2. Vian diz:

    Isto de ficar sem umas semanas de férias e outras regalias tem que se lhe diga … A produtividade nos Tribunais aumentou ou diminuiu com os cortes … Os sindicalistas da Justiça produzem mais com Sindicatos ou sem eles … As fugas ao segredo de justiça são praticadas por quem ? Pelo pessoal da limpeza ou pelos Funcionários e Juizes ? Tadinhos dos Portugueses que necessitam de recorrer à Justiça … Para terminar apenas isto : Procuradores e Juizes votam em quem ? …

  3. jorge diz:

    Ontem, já foi tarde. É mais certo que três-mais-dois, ser igual a cinco.

  4. Temos grande orgulho de nossa origem,nossa nacionalidade,mas há momentos em que duvidas nos assaltam e ficamos cativos de criticas. Este caso SOCRATES virou um pandemonio dificil de entender : Um cidadão é acusado de cometer ilicitos fiscais e outras naturezas financeiras, e não pode se defender ? Ah,aqui no Brasil contam piadas de nossa gente,às quais sempre reagimos com indignação,mas perante uma esculhambação destas,não sabemos mais que pensar.
    Ou reconhecemos nossa incapacidade de entender ou caímos fora desta contenda…. GabrielCipriano.RiodeJaneiro

  5. J. Madeira diz:

    Estamos perante um caso que, naturalmente, deixará marcas na Justiça
    e, acentuará as responsabilidades dos politícos na degradação do que
    deveria ser um Estado de Direito! Foi-nos anunciado como sendo conse-
    quência de um alerta dado por um banco, sobre movimentos suspeitos
    de capitais numa conta de José Sócrates e, rápidamente passou a uma
    série de acusações culminando na corrupção activa e passiva isto, com
    o medo de falhar! Pelas “fugas” que surgem nos sítios do costume, dá
    para se saber que a coisa já leva mais de um ano de investigação …
    ainda não há acusação formal, embora o julgamento já tivesse sido feito
    na praça pública logo, estamos perante um caso, no mínimo, manhoso
    longe de poder ser inserido na luta contra a corrupção, onde não existem
    mais do que, meros indícios … após um mês de detenção ainda faltam
    ouvir agências de viagens, hotéis, a chegada de informações da Suiça?
    Óbviamente José Sócrates deve responder às perguntas do “Expresso”!
    Normalmente, nos Estados de Direito não costumam vingar as “febres”
    justicialistas, embora no caso em apreço mais pareça uma “vandetta”!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s