Passos, tão forte com os fracos mas tão fraco com os fortes…

Passos CoelhoA conversa do primeiro-ministro Passos Coelho com os jornalistas portugueses, sobre a Grécia, após a cimeira de Bruxelas desta quinta-feira, foi uma coisa confrangedora. Retomando o discurso de Cavaco Silva sobre o que os portugueses já deram à Grécia, como quem diz, “nem mais um euro para os gregos”, e apresentando-se como o campeão do cumprimento das “regras” e dos “sucessos” conseguidos pelo seu governo com a saída do “programa” e o regresso aos mercados, Passos Coelho não disfarçou o desagrado que lhe causa a posição do governo grego ao recusar prolongar o programa da troika e as suas desastrosas consequências.

A maneira esfarrapada como justificou o facto de não ter cumprimentado Alexis Tsipras e como disse que não tem “antipatia” pelo governo grego mostra o desconforto que a posição do novo governo grego lhe provoca. Aliás, foi possível ver nas imagens das televisões a maneira calorosa como Alexis Tsipras foi recebido e cumprimentado por Merkel, Lagarde e muitos dos primeiros-ministros que se encontravam na sala, fossem ou não encenadas. Quanto a Passos Coelho, surgiu caminhando ao lado de Merkel soprando-lhe qualquer coisa ao ouvido, depois sentado a seu lado,  rosto fechado e sisudo.

Bem diferente foi aliás a posição de  Maria Luís Albuquerque face ao ministro grego das Finanças, Yanis Varousaki. Forçadas ou não,  as imagens que se viram do encontro entre ambos foram as de duas pessoas civilizadas, cumprimentando-se com aparente simpatia.

É azar ter um primeiro-ministro tão forte com os fracos mas tão fraco com os fortes. Inflexível perante a Grécia, obediante e submisso perante a Alemanha.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Governo, Política com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Passos, tão forte com os fracos mas tão fraco com os fortes…

  1. S. Bagonha diz:

    Perdoar-me-à a linguagem, mas o que em Portugal temos como P.M. é um bardamerdas, nada mais que um bardamerdas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s