O habeas corpus de Sócrates agita comentadores

A notícia de que o pedido de habeas corpus de José Sócrates vai ser julgado esta segunda-feira, às 12h, no Supremo tribunal de Justiça (STJ) agitou  o mundo do comentário político, despoletando nos comentadores uma espécie de totoloto para ver quem faz o melhor prognóstico sobre a decisão do juiz-demitido-por sócrates-que-vai-decidir-a sua-libertação-ou-a-continuação-da-prisão-preventida.

Não tardaram os debates televisivos com especialistas para todos os gostos, fazendo jus ao ditado “onde existem 3 juristas há quatro opiniões”. A  RTP abriu o Jornal da Tarde (13h00), de sábado, com o anúncio estridente de que o “especialista em direito penal, Costa Antrade, não acredita que Socrates seja libertado“, reproduzindo no écran  as frases mais sonantes do penalista. A notícia, retirada de um debate da véspera na RTP Informação incluía também declarações do juiz Rui Rangel e do advogado Artur Marques a defenderam posição contrária, mas a convicção do penalista foi a que mereceu honras de abertura. Costa Andrade RTP

Na SIC, também este sábado, foi Marques Mendes quem se destacou nos prognósticos. O tempo do seu comentário já tinha terminado mas Mendes insistiu com a jornalista que tinha uma coisa importante a dizer “num minutinho” e foi então que disse que “Sócrates não vai ter grande sucesso”, e que o habeas corpus e o recurso mostram “desespero”.

imagem desfocada para publicação neste blog

imagem desfocada pela autora deste blog

Quanto à CMTV, exibiu a “ficha” de Sócrates na prisão, com dados pessoais e nomes dos visitantes, e diz ter encontrado nela elementos para desmentir os advogados de Sócrates quanto aos crimes de que Sócrates está indiciado. É espantoso que as fichas dos detidos estejam assim à mercê de uma televisão! Ou será só a ficha de Sócrates?

Seja qual for o sentido da decisão sobre o habeas corpus que determinará o futuro próximo de Sócrates, os acontecimentos que têm enquadrado este processo revelam muito do pior da justiça e do jornalismo.

Se for possível chegar à verdade sobre a culpa ou a inocência de Sócrates, será certamente um milagre.

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Justiça, Política, Sociologia dos Média, Televisão com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a O habeas corpus de Sócrates agita comentadores

  1. Abraham Chévre au Lait diz:

    Quando se escutar a decisão da AK-47,todos nos interrogaremos: como foi possível brincar com o fogo até agora? E as vestais então implorarão:não à violência!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s