Estamos nús, como o “rei”!

Publico-20150401A notícia que faz manchete no Público de hoje é um verdadeiro escândalo, própria de um país que não garante aos seus cidadãos direitos básicos.

Já não é só a Autoridade Tributária a não ser capaz de proteger a privacidade dos dados fiscais dos contribuintes, é também a certeza, agora confirmada oela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) de que a lista VIP  existiu para proteger apenas alguns.

E como se isto não bastasse, eis que a CNPD vem agora dizer que há milhares de utilizadores externos com acesso aos nossos dados fiscais, podendo usá-los para os fins que muito bem entenderem visto que ninguém se mostra capaz de controlar o seu acesso e a sua divulgação.

O curioso é que  ninguém até agora tenha descoberto esta devassa e que a tal lista VIP só tenha sido conhecida porque um formador dos quadros da própria AT a divulgou, talvez ingenuamente, numa acção de formação.

Bem pode o governo descartar responsabilidades mas a dimensão do escândalo implica directamente o ministério das Finanças, senão a ministra, pelo menos o secretário de Estado Paulo Núncio que ela própria deveria demitir.

Se um departamento do Estado como a Autoridade Tributária funciona em roda livre, como parece ser o caso, é porque o membro do governo que a tutela não foi capaz de impedir ou mesmo colaborou nas ilegalidades cometidas e que agora estão à vista.

Saber que os dados fiscais dos cidadãos, isto é, as suas vidas privadas – desde o que compram e consomem onde e quando o fazem, as doenças que têm e os médicos e hospitais que consultam –  estão à mercê de empresas privadas e dos seus funcionários, é aterrador.

A metáfora  “O rei vai nú” tem aqui o seu reverso. Enquanto na história do rei ele  ia nú mas pensava que ia vestido com um tecido que só as pessoas inteligentes podiam ver,  nós vamos vestidos mas há uns “inteligentes” que podem ver a nossa “nudez” (a nossa privacidade) através dos nossos dados fiscais.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Governo, Política. ligação permanente.

2 respostas a Estamos nús, como o “rei”!

  1. llopes49 diz:

    Por favor não tirem ilações,retirem-se do governo.

  2. Como próprio de paises de incompetentes, a vulnerabilidade dos cidadãos já existe há muitos anos e só foi descoberta porque os sindicalistas, sentiram-se ameaçados nos seus direitos inalienaveis de vasculharem os dados de alguns)cinco) Vips. Teatral e triste a indigmação dos pulhas que governavam isto antes destes, como se no tempo deles a situação fosse melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s