Cobertura da campanha eleitoral: alguém ensandeceu

Se as notícias sobre o projecto de lei do PSD, PS e CDS sobre a cobertura jornalística da campanha eleitoral para as legislativas, são verdadeiras é caso para dizer que esses partidos ensandeceram. Pretender impôr a obrigação, de todos os órgãos de comunicação social apresentarem “planos de cobertura dos procedimentos eleitorais” a uma comissão mista que junta Comissão Nacional de Eleições (CNE) e Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), que tem de os validar, é de facto uma aberração.

Os jornalistas têm razão em recusar tal proposta e certamente a mesma não verá a luz do dia, porque entretanto os partidos que a conceberam terão um momento de lucidez e retirá-la-ão ou então o Presidente da República, num momento de clarividência, impedirá a sua promulgação. Tenhamos pois esperança (eu diria, a certeza) de que tal aborto de lei não será publicada, pelo menos nesses termos.

Isto dito, cabe  notar  outra aberração, que é o facto de os jornalistas aceitarem que os seus patrões,  associados na Plataforma de Media Privados, decidam que eles não cumpram o dever de informar e assim privem os cidadãos do direito à informação consagrado constitucionalmente, durante o período que antecede as eleições legislativas.

Poderá pensar-se que se a Plataforma e os seus jornalistas persistirem na violação da Constituição recusando-se a cobrir a campanha eleitoral, sempre a RTP o fará, uma vez que não deverá, espera-se, aderir ao boicote à informação.

Mas, ainda que assim viesse a ser, isso não resolveria a situação absurda e intolerável criada pela incapacidade  da Assembleia da República de, com tempo, inteligência e saber ter encontrado os consensos necessários à alteração da lei, num sentido que permita aos cidadãos fazerem escolhas livres e informadas e aos partidos que se candidatam  apresentarem as suas propostas sem preconceitos apriorísticos sobre a validade dessas propostas.

Os directores dos órgãos de comunicação social têm o direito de decidir a cobertura que devem fazer dos diversos partidos e candidatos, sem serem obrigados a obter autorizações prévias venham elas dos partidos ou dos administradores das suas empresas. Porém, esse direito tem como contrapartida que assumam a responsabilidade das decisões que vierem a tomar.

E, já agora, legisladores e jornalistas devem lembrar-se que a informação só faz sentido se servir os cidadãos e que um acto eleitoral é o momento por excelência em que os cidadãos podem efectuar escolhas sobre o seu futuro e o futuro do País. Privar os cidadãos do direito à  informação no momento mais simbólico de uma democracia, como é a eleição de um órgãos de soberania, é, para uma empresa jornalística, perder a sua razão de ser.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Comunicação e Política, Imprensa, Sociedade, Sociologia dos Média, Televisão com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Cobertura da campanha eleitoral: alguém ensandeceu

  1. Pingback: É muita asneira junta | VAI E VEM

  2. Pingback: Cobertura da campanha eleitoral: alguém ensandeceu

  3. J. Madeira diz:

    Se não ensandeceu ficou muito perto, como é que alguém do PS aceita
    conversar/negociar com o Telmo dos sobreiros e o Amorim dos ADN’s ?
    É pior do que escorregar numa casca de banana, é como se viu, arcar
    com as culpas de querer introduzir a censura na Democracia foi a men-
    sagem passada pelo chefe da bancada do PSD o tal Montecoiso quan-
    do a coisa deu para o torto!!!

  4. cristof9 diz:

    Totalmente de acordo. Alias não vejo outra coisa a fazer que não seja ignorar esta “gentinha”; que até doi a alma ver como alguns pulhas que se apanharam com os tachos garantidos pensam dos cidadãos que os elegeram!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s