É muita asneira junta

Continuo sem perceber o que foi fazer a Belém a Plataforma De Meios Privados. É que a cobertura jornalística da campanha eleitoral para as legislativas não é matéria da competência dos patrões dos media  mas sim dos  directores que são os responsáveis pelos conteúdos jornalísticos.

O facto de serem as empresas a pagarem as coimas resultantes da eventual violação de leis que enquadram a actividade jornalística, e não os directores ou jornalistas que praticarem essas violações, não lhes dá o direito de infringirem  a lei de imprensa e o estatuto dos jornalistas, ultrapassando a competência dos directores no que respeita à cobertura de campanhas eleitorais ou de quaisquer outros assuntos.

Cabe ao proprietário de um meio de comunicação social a escolha do director e a definição do perfil do media, com base no qual é elaborado o estatuto editorial. Porém, uma vez aprovado o estatuto editorial e definidos os meios humanos, técnicos e financeiros para a sua concretização, o director é o único responsável pelos conteúdos jornalísticos publicados.

Estranha-se, por isso, que os proprietários dos meios de comunicação representados na Plataforma de Meios Privados,  tenham assumido em nome dos jornalistas e perante a complacência destes,  a apresentação ao Presidente da República de  matérias  que cabe aos jornalistas  apresentar e defender.

Acresce que o porta-voz da Plataforma cometeu o lapso de divulgar aos jornalistas, à saída da audiência com o Presidente,  o “apoio” que este lhe terá concedido, esquecendo-se ou ignorando que é de regra os visitantes não divulgarem o que lhes é dito pelo Presidente mas apenas o que eles dizem ao Presidente, cabendo ao Presidente, se o entender, dar a conhecer as suas próprias posições.

É muita asneira junta em torno de uma matéria sobre a qual parece que ninguém sabe o que fazer e dizer.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Imprensa, Jornalismo, Política, Presidente da República, Sociologia dos Média com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a É muita asneira junta

  1. Maria Helena diz:

    Boa Noite Senhora JORNALISTA
    Ainda há jornalistas no activo?
    bem haja por continuar…
    Maria Helena

  2. cristof9 diz:

    De agora até as eleições o mundo da fantasias vai ter muita animação; assim haja pachorra para a aturar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s