As confidências do Presidente

Cavaco no avião Noruega Maio 2015O  Presidente Cavaco estava conversador no avião que o transportou e à sua comitiva  numa visita de Estado à Noruega. O avião foi fretado,  de modo que os jornalistas tiveram boleia. Nas imagens televisivas captadas no interior do avião o Presidente parecia satisfeito na cavaqueira com os jornalistas, sorridente, de pé, sem casaco e, a crer nas reportagens a puxar conversa. Nem parecia o Cavaco crispado e rígido que costumamos ver quando, à entrada ou à saída de um evento qualquer, os jornalistas lhe fazem peruntas.

Foi neste ambiente de quase “intimidade” que o Presidente resolveu (de motu próprio, sem ninguém lhe perguntar, diz a TSF) fazer spin sobre a data das eleições legislativas, antecipando-se e preparando os partidos antes de os ouvir para que saibam  que o Presidente quer eleições em Outubro. Mas, a avaliar pelas reacções, os partidos não acharam muita graça às confidências do Presidente.

A verdade é que o Presidente estava mesmo animado e, vai daí, resolveu dar uma de simpatia para com os jornalistas que o acompanhavam e disse-lhes que a lei eleitoral é “anacrónica” e que se ele pudesse a mudava como fez quando era primeiro-ministro com a lei da reforma agrária. Disse também que a culpa é da CNE porque mudou a interpretação dessa lei quanto à cobertura jornalística das campanhas e não o avisou de que a lei é anacrónica.

Azar dos Távoras! o Presidente  não se saíu bem. É que  porta-voz da CNE veio logo rejeitar a classificação de “anacrónica”e negar que a CNE tenha mudado a interpretação dessa lei, explicando ao  Presidente, com ar de quem desculpa um ignorante, que há “muita confusão” e “tensão” e que depois dessa  lei foi aprovada a lei eleitoral da ALAçores que manteve os mesmos princípios  sobre a cobertura jornalística.

Esperemos agora que no voo de regresso  o Presidente diga mais coisas sobre os mesmos ou outros assuntos. Um Presidente que fala, mesmo que diga asneiras, é preferível a um Presidente que se cala.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Imprensa, Jornalismo, Política, Presidente da República, Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s