António Costa e o Expresso

Expresso capas

O Expresso não tem poupado António Costa (imagem roubada aqui). Não é surpresa, já que, sendo o director, Ricardo Costa, irmão do líder do PS a demarcação surgiria fatalmente. Aliás, Francisco Balsemão costuma dizer que quando foi primeiro-ministro o Expresso não poupou o seu governo.

É certo que António Costa não tem culpa de ser irmão do director do Expresso que até pôs o lugar à disposição quando António Costa foi eleito líder. Foi reconfirmado pela administração, como era inevitável porque também ele não tem culpa de ter um irmão político.

Tuto isso pode ser natural num país onde somos poucos e é fácil encontrar um parente ou um amigo ao virar da esquina. Mas convém não exagerar na demarcação. Porque a independência do jornalismo é como a justiça do tribunal. Nesta, aplicar a justiça não é necessariamente condenar. Pode ser absolver.  No jornalismo, a independência não  se traduz necessariamente em notícias ou comentários adversos. Se não podem ou não devem ser favoráveis, pelo menos que sejam neutros.

A propósito: na edição deste sábado do caderno principal do Expresso, o SMS de António Costa para o director-adjunto, João Vieira Pereira, é referido em sete páginas, sendo numa delas em dois textos. No caderno de Economia, é referido numa página. No total,  nove peças fazem referência ao SMS, apenas num caso com tom  positivo, por sinal numa carta de um leitor.

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Imprensa, Jornalismo, Política, Sociologia dos Média com as etiquetas , . ligação permanente.

3 respostas a António Costa e o Expresso

  1. jacinto duraes diz:

    Tenho acompanhado o percurso do Dr.Ricardo Costa . Não me admira o que s é está a passar no expresso e quando intervém na SIC NOTICIAS. Julgo ser um problema mal resolvido dada a familiaridade dos dois.O sucesso do Dr.Antonio Costa será sempre negativo para o irmão
    Dr.Ricardo Costa.A publicidade negativa e a exploração que fizeram do SMS revela que até às o eleições vai valer tudo.O Dr. Ricardo Costa sempre foi um feroz crítico do PS e em particular do Eng.Jose Sócrates e um apoiante por vezes disfarçado do PSD.Ser empregado do Dr . Balsemão faz toda a diferença. Colocar o lugar à disposição quando foi nome do director do expresso foi apenas para salvaguardar as posições que agora está a tomar.
    O PS, iinfelizmente em relação à comunicação está inteiramente sozinho, pois toda a comunicação está na posse da direita portuguesa. Será ainda mais importante se vencer como espero as próximas eleições pois está a travar uma luta desigual.
    Jacinto Duraes

  2. António Brandão diz:

    Com um irmão assim ANTÓNIO COSTA Costa não precisa de inimigos. O sr. Ricardo Costa não passa de um peralvilho a “armar aos cucos”, dando-se ares de isento para gáudio do patrão mas que não passa de um redescobridor da pólvora, convencido que é comentador político mas cujas análises têm o peso do chumbo e o brilho de uma manga de alpaca…ainda por cima com algumas lesões graves da língua portuguesa que sai um bocado mal-ferida dos tratos que lhe dá nas suas clarividentes crónicas… Lembra-me um velho e honrado professor do ensino primário, que tinha um filho como aluno e que quando este fazia uma traquinice levava com o triplo das reguadas normalmente aplicadas aos outros alunos por faltas semelhantes…

  3. manuel branco diz:

    Se a explicação ê micro, rivalidades freudianas fraternas, digamos que o papelucho se tornou refém da psicologia.

    Se a questão é macro é aguentar, tanto quanto e o melhor possível, e lá chegado autorizar o quinto, o sexto e o sétimo canal. O velho que faça surf.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s