A “linguagem facial” da ministra das Finanças

Vi na televisão a ministra das Finanças numa cena que geralmente se encontra nas representações infantis, em que a mímica facial procura ajudar as crianças a perceber melhor o conteúdo da história. Não consegui encontrar a gravação completa do sketch mas nesta peça da RTPministra das finanças sobre PS e pensões (mais ou menos ao minuto 2 pode ver-se parte da mímica da ministra.

A ministra falava em Ovar numa sessão com a JSD onde fez as polémicas declarações sobre novos cortes nas pensões. Às tantas, talvez avaliando o nível mental da assistência, disse, com ar chocarreiro:

Hoje ia a passar na estrada .. e vi um cartaz, eu acho que é novo…do PS” [aqui olha de soslaio e torce o nariz com ar de desdém]….”que eu ainda não tinha visto… onde falam em rigor”… [aqui faz careta displicente e gesticula com as mãos]…. “achei extraordinário…[outra vez a torcer-se com ar de gozo e prosseguiu:]….”rigor, imaginem… o PS” [e novamente gesticula com as mãos em sinal de desdém]…”

A assistência ria-se não muito convicta. Possivelmente nem com aquela mímica compreendeu o alto nível intelectual da ministra.

O caderno 2 do Público deste domingo já tinha tentado uma interpretação benigna da “linguagem corporal” da ministra durante a as suas prestações na Comissão Parlamentar de Iquerito ao caso BES. M luis albuquerque linguagem corporal

 

Talvez vendo este fragento da sua “lição” aos jotinhas de Ovar, o autor do trabalho do Público possa completar o retrato de Maria Luís olhando agora para a sua “linguagem facial”. Decerto irá descobrir uma personalidade peculiar.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.