O segredo de justiça e a ironia do procurador

foto TIAGO PETINGA/LUSA

foto TIAGO PETINGA/LUSA

No Prós-e-Contras desta segunda-feira discutiu-se o “segredo de justiça. No palco, dois juízes, um procurador, dois advogados e um jornalista. Em Coimbra, o académico Costa Andrade participava à distância.

Todos se pronunciaram contra as violações do segredo de justiça, embora com nuances e enfoques diferentes. Igualmente, todos reconheceram que embora se justifique em certo tipo de crimes a manter-se a actual situação de violação sistemática  mais vale acabar com ele.

Cabe todavia  notar que nas Jornadas sobre a Corrupção realizadas há dias na Figueira da Foz,  o procurador João Marques Vidal, director do DIAP de Coimbra, referiu-se ao segredo de justiça nos seguintes termos, reportados pela jornalista do Público, Mariana Oliveira:

“(…) Ironizando sobre a polémica à volta da violação do segredo de justiça no caso Sócrates, Marques Vidal atirou: “Os espanhóis [que têm investigado grandes escândalos de corrupção envolvendo os principais partidos políticos] têm um problema de corrupção, os portugueses têm um problema de violação do segredo de justiça”.

Anotam-se as palavras da jornalista que captou o tom e a intenção das palavras do orador: o procurador Marques Vidal desvaloriza as violações ao segredo de justiça no caso Sócrates e até faz piadas com elas.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Justiça, Política, Televisão com as etiquetas . ligação permanente.

8 respostas a O segredo de justiça e a ironia do procurador

  1. Jose Luís Peralta diz:

    Tudo é relativo. o segredo de justiça também, se sei é porque existo e se existo é porque penso, logo sou Socrates.

  2. j.azevedo diz:

    a impunidade anda á solta neste pais. na minha modesta opinião os responsaveis por essa impunidade são os que tinham por missaõ combatê-la.na assembleia constituinte quiz por-se a justiça ao serviço do povo,e para isso acharam necessario dar mais poderes aos magistrados.os(maus) resultados estão a vista!o pessoal acima de qualquer suspeitas,são os geradores de maiores suspeitas neste pais. desde a fuga de informação,a sentenças em que a magistrada ao proferi-la diz mais ao menos isto:” como não podemos trair a expectativas do nosso povo”, palavras par quê?.os deputados deste pais, têm que ter a coragem para mudar este estado de coisas antes que seja tarde.

  3. Tiago Silva Lopes diz:

    A quem convém a discussão deste problema, qual a intenção. Não será apenas para desviar as atenções? O Direito contem todos os ingredientes necessários `a averiguação dos factos. Se Há violação condene-se os violadores.

  4. Pingback: Cui bono? | Aspirina B

  5. MANUEL CANELAS diz:

    O que não deixa de ser estranho, é que o ministério publico através da Sra procuradora tenha arquivado o processo aos srs juízes que vergonhosamente através do faccebooc,fizeram piadas ao Sr José Socartes e a sua prisão,,,o mesmo sucedeu no caso do juiz que na escuta aos vistos GOLDEN,,se disponibilizava em dar todo o seu apoio pessoal,,e institucional ao CORRUPTO QUE FOI PRESO,,,como é???são estes tipos que vem agora na TV dizer-se homens isentos que só querem fazer a devida justiça???Será que esses srs se julgam superiores ao cidadão comum,,será que na cabeça destes nada há que os leve a sentir o que o cidadão comum,vê neles
    O que dizer do Juiz que no recurso de Sócrates ,,apresentou e relatou o seu voto de vencido,,desmascarando toda a vergonha dos meios nojentos utilizados pela acusação para manter preso um Homem ,,um ex-primeiro ministro,,,sim um ex.primeiro ministro que essa rapaziada odeia pelos privilégios que este Sr lhe retirou,,,quem não se recorda de ouvir estes ilustres dizer que as férias de três meses de então serviam para levar para casa trabalhos e processos,,,pobres débeis mentais,são tão tristes que acreditam nas suas teses estupidas,e não são capazes de parar e ouvir o povo,,,Sim todos queremos uma justiça a funcioanar,,uma justiça cega ,surda e muda,,,,mas que não faça espectaculo e se passei em passerelles,,faça comentários ridículos,,se venda aos jornais,,que tenha rosto,,que não se deixe manipular pelo poder de ocasião,,,já aqui disse em tempos,e não será de mais repetir,,,muitos destes srs,,onde estavam no 25 de Abril,,,quantos inocentes tiraram ou impediram de prisão sob a tutela da PIDE,,,não podiam?? ou não queriam? quantos denunciaram as barbaridades??não podiam??era a sua carreira que estava em causa??eram postos na rua??,,,Sim era isso serviram o sistema,,,e agora como é?? continuam a servir sempre o sistema,,,Não tem coragem de investigar os políticos no activo,,,mas cobardemente vem a posterior colaborar com as forças no poder,,manipulando o sentido de voto dos Portugueses,,,Sim o Sócrates é um preso politico odiado pela direita e pelo sistema judicial actual,,,,,,ESTÁ TUDO NO RELATÓRIO DO JUIZ ,,DO VOTO VENCIDO NO RECURSO DO SOCRATES,,,QUE VÃO AGORA FAZER,,,DIZER QUE É LOUCO ?? JÁ POR AÍ APARECERAM UNS COMENTADORES DE OCASIÃO DIZENDO QUE ESTRANHO TAL ATITUDE,,,,POIS TAL FOI DE ENCONTRO AOS BONS PRINCIPIOS DO SISTEMA, E RESPEITO PELA INSTITUIÇÃO,,,,,QUE VERGONHA DE INSINUAÇÃO,,,OS PRINCIPIOS DO SITEMA,,,,Palavras mais para quê,,,(O povo assim quis,,uma maioria,,um presidente,,um governo de direita,,um procurador nomeado por esse governo,,uma justiça submissa,,,UM PARAIZO,,,A TERRA PROMETIDA TAL COMO CONSTA DAS ESCRITURAS,,,SÓ QUE AQUI OS MARES NÃO SE ABRIRAM,,E O POVO FICOU SUBMERSO ,

  6. Eduardo Bramão diz:

    O segredo de JUSTIÇA A SÉRIO serve a Justiça. O segredo de “justiça” à portuguesa serve os interesses da justiça popular na praça pública e os interesses de alguns poderes.

  7. A.M. diz:

    Apontar… é feio. Era, pelo menos…

  8. JRodrigues diz:

    Retive com particular agrado a aula magistral de Direito Positivo que o prof Costa Andrade disponibilizou aos Magistrados VIP presentes no programa…:)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s