Elogio de Fernando Medina

Fernando MedinaFernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, dá hoje uma entrevista ao Público onde faz um balanço dos três primeiros meses à frente da autarquia. A entrevista merece lida porque Medina revela uma excelente preparação para governar os destinos da cidade com uma visão de futuro rara num político tão jovem.

Mas o que mais surpreende na entrevista é a maneira frontal e sem subterfúgios com que se refere a José Sócrates, de quem foi secretário de Estado nos seus dois governos. Num momento em que todos fogem a falar de Sócrates, Fernando Medina, sem escamotear a gravidade das suspeitas que recaem sobre o ex-primeiro-ministro, não se refugiou em desculpas nem teve medo de dizer o que pensa dele:

“(…) O meu testemunho em relação ao ex-primeiro-ministro José Sócrates é de uma relação absolutamente impecável na defesa do interesse público, em todas as áreas em que trabalhei com ele. Faço esse testemunho aqui e faço esse testemunho em qualquer lugar. Não posso dizer mais do que isto, mas também não digo menos do que isto. Trabalhei com ele durante seis anos. Tenho esse testemunho a dar. Foi sempre uma relação impecável, irrepreensível, na defesa do interesse público, a que eu assisti, na relação comigo e em relação às áreas que eu acompanhei.(…)”

Não faltarão os críticos do costume a incluírem Medina no grupo dos “socráticos”, essas criaturas que teimam em reprovar o “circo mediático” em que se tornou o processo que  envolve o ex-primeiro-ministro, que não compreendem o silêncio da justiça sobre os crimes que terá praticado nem as fugas de informação e pretendem conhecer os fundamentos da sua prolongada prisão preventiva.

Fernando Medina, o discreto e rigoroso deputado, depois secretário de Estado, que víamos nas comissões parlamentares, agora presidente da câmara, mostrou nesta entrevista uma coragem e um desassombro que o dignificam. Ao elogiar Sócrates num plano estritamente político, quando é moda demonizá-lo e aos seus governos, Fernando Medina distinguiu-se da mediocridade reinante.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Política com as etiquetas , . ligação permanente.

5 respostas a Elogio de Fernando Medina

  1. ricardo cordeiro diz:

    Lamento!… mas nos tempos que correm SENHORES com o carater que se atribui a Fernando Medina,(QUE NÂO CONHEÇO!) estão LIXADOS, e não é para eleições (como os arlequins). Não desmobilize Dr. Fernando Medina. Cumprimentos.

  2. j.azevedo diz:

    corrijo para bisnetos (o alexandre até a mim me incomoda) a seguir a opinião tem o “de” a mais.

  3. j.azevedo diz:

    não podia dizer outra coisa.enquanto governante é essa a opinião de que tenho de josé socrates.quanto ao resto no seculo xxv,os besnetos do alexandre irão ditar o veredito….

  4. Anónimo diz:

    É simples. A isto chama-se TER CARÁCTER.

  5. Jorge Fernando Pinheiro diz:

    “Conheço” o Fernando Medina desde os tempos em que foi dirigente associativo juvenil na Faculdade de Economia do Porto e, posteriormente, dirigente da Federação Academica da Universidade do Porto, digo “conheço” porque desempenhava então funções administrativas na primeira destas duas instituições que me permitiam ter algum contacto com as organizações estudantis. Ao contrário de muitos outros jovens dirigentes nascidos no Porto que ascenderam a lugares proeminentes nas estruturas partidárias locais e nacionais, e até a altos cargos públicos, o Fernando Medina cedo se distingiu pelo seu carácter invulgar, pela sua inteligência, lucidez, maturidade e capacidade de construir pontes e consensos, ultrapassando a mesquinhez das visões redutoras e clubísticas da maioria dos membros das juventudes partidárias. A sua ascenção em termos políticos sempre se realizou através do mérito e das provas dadas e nunca através das costumeiras manobras palacianas. Era naturalmente respeitado e ouvido. Não espanta por isso que se tenha convertido num dos melhores quadros políticos da actualidade, juízo que formulo independentemente de quaisquer considerações de natureza partidária.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s