Portas quer ir aos debates? Não se tivesse coligado…

Legislativas 2011

Legislativas 2011

Não se compreende que as televisões tenham proposto que Paulo Portas seja colocado ao nível de Passos Coelho, António Costa, Jerónimo de Sousa  e Catarina Martins nos debates eleitorais que estão a ser organizados na sequência da nova lei sobre a cobertura das campanhas eleitorais.

É que não apenas a  lei refere que no período da campanha eleitoral os debates se realizam entre “candidaturas” e não entre partidos, como, ainda que a lei fosse omissa nessa matéria, parece óbvio que sendo Portas o número dois da candidatura da coligação “Portugal à Frente”  não tem sentido que seja colocado ao mesmo nível dos “números uns” das outras candidaturas.

Razão têm António Costa e Jerónimo de Sousa ao recusarem participar em debates com Portas, e fez bem António Costa em propôr um outro nome do PS para um eventual debate com Portas. Com efeito, a coligação PSD-CDS não se apresenta como uma candidatura bicéfala, uma vez que quer Passos quer Portas assumem que é liderada por Passos.

Não se compreende o argumento das televisões, a crer no Expresso, para a inclusão de Portas nos debates entre os líderes das candidaturas:  a “representatividade parlamentar do CDS e a relevância de Paulo Portas no governo”. Ora, nestas eleições, o programa eleitoral de Portas é o mesmo do de Passos e quanto à “relevância parlamentar do CDS”, ver-se-à após as eleições.

A proposta de inclusão de Portas nos debates não se estranha da parte do CDS mas representa uma incompreensível cedência das televisões e constituiria um favorecimento da coligação. Neste período de pré-campanha nada impede as televisões de entrevistarem os “números dois” de cada candidatura e aí não poderiam, se quisessem ser coerentes, excluir Heloísa Apolónia.

Decididamente, parece não existir uma solução que possa considerar-se boa para a cobertura das campanhas eleitorais.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Política, Sociologia dos Média, Televisão com as etiquetas , . ligação permanente.

7 respostas a Portas quer ir aos debates? Não se tivesse coligado…

  1. antomarce diz:

    Mas alguma vez PP, disse que queria ir aos debates? ou foi da parte as Tvs, para que o nivel dos debates subisse que tentaram ter alguém com QI, acima da média, qual o interesse debater algo com o Costa Concórdia ? Já sabemos quem é pro que vem, abandonou o Seguro, abandonou o Sócrates, diria mesmo ostracizou-o, o que é normal para as gentes do Largo dos Ratos, debater com o Jeronimo de Sousa ? o quê ? com aquela gaja mal casada, debater o quê ? Eu não sendo democrata, porque julgo que é o sistema que encobre os falhados, até dou um pequeno aplauso ao PP,

  2. Anónimo diz:

    Se o Portas quer debater pode sempre marcar um frente-a-frente com o Passos!

  3. Ivone Couto diz:

    Paulo Portas, uma sumidade em espertice (na minha opinião) quer, como se diz na minha terra, “um no saco e outro no papo”. Ou para quem gosta de expressões e provérbios populares, como alguns juízes, também se aplica “sol na eira e chuva no nabal”. Enfim!
    Para ele e seu parceiro de coligação dedico mais este que lhes serve na perfeição:
    “Quem não tem vergonha, todo o mundo é seu”

  4. Porque razão Portas deveria ser beneficiado sendo o número dois da coligação? Mas Passos pode trocar com ele, se ele é assim tão bom nos debates…agora os dois é demais…

  5. Jornalismo de esgoto…..!! O Costa tem medo de debater com Portas…..o resto é treta……

  6. j.azevedo diz:

    as tvs, não querem esclarecer absolutamente nada,mas simplesmente vender publicidade e o paulinho das feiras vende bem.estou de acordo com a estrela serrano,quando diz ,se ele queria ir a debates não se tivesse coligado.

  7. llopes49 diz:

    Qual é o mentiroso ?.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s