Ainda os debates eleitorais: em 2011 Portas recusou debate com Garcia Pereira

Portas 2011Vai ser interessante acompanhar o resultado das pressões exercidas pelo CDS e PSD sobre as televisões para incluírem Paulo Portas nos debates entre os líderes das candidaturas concorrentes às legislativas de Outubro próximo.

De acordo com o Público, o CDS enviou uma  carta aos directores de informação da SIC, TVI e RTP insistindo na participação de Paulo Portas nos debates pré-eleitorais e invocando a proposta inicial das televisões que incluía Portas nos  frente a frente, em que os líderes dos partidos com assento parlamentar debateriam todos contra todos, dois a dois – plano esse que foi inviabilizado pelo PS e pelo PCP.

Ora, nas legislativas de 2011, Portas, enquanto líder da candidatura do CDS, recusou debater com  Garcia Pereira que liderava a candidatura do MRPP, alegando “falta de tempo”.

Nessa campanha, o Tribunal de Oeiras  condenou as três televisões generalistas a realizarem debates frente a frente com todos os partidos concorrentes “que assim o desejarem”, dando razão a uma providência cautelar interposta pelo PCTP/MRPP.

O CDS e o PSD deviam saber que ainda que as televisões queiram incluir Portas nos debates eleitorais, não podem obrigar o líder do PS e o líder da coligação CDU a participarem em debates com Paulo Portas, para mais não sendo ele o líder de qualquer candidatura. Aliás, ainda que o fosse, os debates só se realizam com quem aceita participar neles. Nenhuma lei obriga um candidato a debater com outro ou outros o que quer que seja, como referiu em 2011 o citado acórdão do Tribunal de Oeiras.

Se as televisões aceitarem organizar debates com Portas, podem sempre fazê-lo com segundas figuras das candidaturas do PS e da CDU, conforme estas já afirmaram.

A memória é curta, mas convém não exagerar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Política, Sociologia dos Média, Televisão com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Ainda os debates eleitorais: em 2011 Portas recusou debate com Garcia Pereira

  1. llopes49 diz:

    Ou há igualdade de tratamento ou ninguem fala.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s