A prisão de Sócrates e a formidável pressão sobre a justiça

Aproximando-se a data de revisão das medidas de coação aplicadas pelo juiz Carlos Alexandre a José Sócrates e a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa sobre um recurso apresentado pela sua defesa, os jornais Correio da Manhã e Sol acentuaram a militância contra Sócrates, exercendo uma formidável pressão sobre os juízes responsáveis pelas decisões que aguardam desfecho a breve prazo, pressão só comparável à que é exercida  entre grandes equipas adversárias em vésperas de um importante desafio de futebol.

Vejam-se as manchetes de ambos os jornais:

Correio da Manhã, 28, Agosto 2015

Correio da Manhã, 28, Agosto 2015

O acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa,  a que se referem os dois jornais, é de 21 de Julho, pelo que é legítimo concluir que os elementos agora divulgados foram estrategicamente guardados para serem divulgados numa data mais conveniente aos objectivos das fontes que os disponibilizaram e dos jornais que lhes servem de veículo.

Sol, 28 de Agosto de 2015

Sol, 28 de Agosto de 2015

CM Sócrates Ag 2015

No caso do Correio da Manhã, se dúvidas houvesse quanto à militância deste jornal em prol do insucesso da defesa de Sócrates, bastaria reparar na maneira como se refere ao juiz Rui Rangel, a quem  por sorteio foi distribuído o recurso de José Sócrates: 

“Sócrates nas mãos de juiz comentador”

A alusão à qualidade de “comentador” do juiz Rui Rangel serve ao jornal para recordar  declarações públicas críticas do Juiz a aspectos da investigação a Sócrates, tentando criar   dúvidas no leitor sobre a imparcialidade do juiz: se o recurso vier a ser aceite e Sócrates for libertado, o juiz Rangel será acusado de favorecer Sócrates. Se o recurso for recusado, o juiz será dado como imparcial e independente.

Também as “novas investigações” a que se referem o Sol e o Correio da Manhã visam criar o ambiente favorável à manutenção da prisão preventiva de Sócrates por parte do juiz Carlos Alexandre, funcionando como uma justificação para a não alteração dessa medida.

Trata-se de um tipo de pressão sobre a justiça de que estes dois jornais têm acusado o próprio José Sócrates e todos aqueles que, não sendo jornalistas, criticam as fugas ao segredo de justiça. Ora, é normal que Sócrates e os seus advogados procurem defender-se pelos meios ao seu alcance. Não se espera deles que sejam independentes e imparciais, como também não se estranha que os seus próximos acreditem que é inocente até prova em contrário.

O que se estranha e se reprova é que jornais dotados de estatutos editoriais que os vinculam ao cumprimento de um quadro legal definidor de regras éticas e deontológicas, se comportem como “braços armados” da acusação a Sócrates. Como jornais privados, têm o direito de apoiar partidos políticos, candidatos presidenciais e serem defensores de causas. Podem também assumir-se como “auxiliares do Ministério Público” na investigação a Sócrates, como aliás fizeram ao requererem o estatuto de “assistentes no processo“.

Devem, porém, nestes casos, assumirem a sua condição de  jornais doutrinários, não se apresentando  como órgãos de imprensa independente e pluralista. Assim não haverá confusão e poderão livre e abertamente defenderem “as suas damas”.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Imprensa, Jornalismo, Justiça, Política, Sociologia dos Média com as etiquetas . ligação permanente.

7 respostas a A prisão de Sócrates e a formidável pressão sobre a justiça

  1. Creio, caríssimo autor que se está a esquecer da imparcialidade com que os canais nacionais, que todos pagamos e bem, tratam presentemente a politica Portuguesa. A imparcialidade é tal que até choca. E neste caso vira-se à esquerda apoiando a geringonça. Isso sim, é vergonhoso, pois o correio da manhã ou qualquer outro jornal não é (aparentemente) pago por todos os Portugueses e publicam o que lhes vai na real gana. Quem não gosta não compra. Já a RTP sou obrigado a comprar, nem tenho outra opção. Seja também o Senhor imparcial nos seus comentários por favor. Chama-se a isso coerência.

  2. Cristof9 não se importa que um cidadão (Sócrates ou não Sócrates) seja vítima de uma prisão atrabiliária. Mas a injustiça, tal como o sol, quando nasce pode ser para todos. Não se queixe, portanto, se um dia for atingido por ela, no meio da indiferença ou, até, os aplausos dos seus concidadãos. Poderá, então, dizer, como no texto de Brecht, “Agota estão me levando, mas já é tarde”…

  3. santo(s) diz:

    cristo , olhe que não fazendo parte dos burros que não gostam de socrates , não obstante , não sendo burro , e tambem não gostar de socrates , reconheço tristemente que o que estão fazendo a socrates me lembra os velhos tempos do “salazarismo” …
    E mais burros serão aqueles que pensam que a justiça não está politizada .

  4. ViriatoaPedrada diz:

    Paulo Rangel só veio confirmar que afinal Sócrates é um preso político. Afinal esta justiça de que fala é zarolha à direita e por isso Luís Filipe Menezes, Marco Antonio Costa, Dias Loureiro, Oliveira e Costa, Duarte Lima, Miguel Macedo etc. continuam a andar por ai, mas prende por suposições e trafico de influências e condena gente da esquerda por oferecerem um balde de gelo, alegando corrupção. É Garcia Pereira que o afirma que prenderam Sócrates para não incomodar Portas e Barroso nos Submarinos e para se escapulir a tempo Miguel Macedo nos Vistos Gold. O que dizer destes casos, por sinal os implicados estão ligados à direita PSD/CDS. BES , BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, assassinato de Rosalina Ribeiro e já agora Técnoforma, Furacão, Portucale, Apito Dourado, Face Oculta, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/07/a-maior-cabala-e-mentira-depois-de-74.html viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/05/nem-o-espirito-santo-nosvale.html
    viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/03/bpnsln-self-service-para-enriquecer.html
    viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/11/operacao-vistos-gold-e-as-ligacoes.html
    viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/paulo-portas-e-os-submarinos_15.html
    http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/09/face-oculta-os-presentes-de-godinho.html

  5. cristof9
    Não peça desculpas a essas duas “criaturas”.
    Em vez disso cultive-se e leia ISTO:
    http://teoriadaconspiracao-portugal.blogspot.pt/2010/09/casa-pia-e-tudo-o-que-se-ja-escreveu.html

    E já leia o que escreveu e veja bem a contradição em que caiu.
    Você também não conhece o processo mas “do que vai lendo” acha que ele é culpado.
    Mas você lê aquilo que certos interesses querem que você leia. Ou você tem a ilusão de que lé nos jornais “a verdade” ?

  6. J. Madeira diz:

    É sabido que os pasquins por razões materiais e outras agarraram o filão
    “José Sócrates” o que, lhes dá alguns proventos embora, muita gente já
    não vá na “tanga”!
    O que poderá significar um título como este; Acordão muito duro do Tribu-
    nal da Relação justifica a necessidade de manter Sócrates preso!
    É apontada ao ex. P. Ministro a prática reiterada de “ocultação” de provas !?!
    Serão os arguidos a ter que fornecer as provas que a acusação precisa para
    acusar? Será que estamos num estado de direito ? Não se arranjam primeiro
    as provas para prender e depois investigar o que for necessário ???

  7. cristof9 diz:

    Leio declarações animadas sobre o crime de manter ilegalmente um preso 44 sem culpa formada; não entendendo isso como pressão sobre os juizes ou procuradores, mas sim como um fezada de quem gosta do Socrates; mesmo desconhecendo quase tudo sobre o processo , como eu, da-o como inocente. Mas quem vai lendo,quem acompanha todos os ais que se dão, sobre as investigações, tem manifestado uma opinião bem contraria. Em que é que aqui já está a pressão?
    Penso que ninguém de juizo acha que os procuradores e juizes, fazem o seu programa de trabalho, lendo o CM ou o Sol. Se fosse assim, já o preso 44 tinha sido preso muitos anos atras.
    E tenho que pedir desculpas a Felicia Caprita e MMGuedes pelo que escrevi sobre elas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s