Avivando a memória….

” (…) O PSD, e Pedro Passos Coelho, solicitaram, oficialmente, e defenderam a vinda da troika. Mas quem accionou, formalmente, o empréstimo internacional foi, como teria de ser, o Governo em funções, do PS.

Contexto:

Pedro Passos Coelho, e o PSD, na altura na oposição, tiveram um papel activo na convocação da troika. A 31 de Março de 2011, quando Sócrates ainda rejeitava o pedido de empréstimo, Passos Coelho assinou uma carta oficial do PSD, que escreveu com Miguel Macedo, e foi entregue pelos serviços de protocolo, defendendo o pedido de “resgate”. Destinatários: Sócrates e Cavaco Silva. No dia seguinte, 1 de Abril, os mesmos destinatários receberam outra carta de teor idêntico, desta vez subscrita pelo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. No dia 2, Paulo Portas, líder do CDS, declarou à agência Lusa o seu apoio à ideia: “Não faço parte dos que diabolizam o FMI.”

Dois dias depois, a 4, os principais banqueiros portugueses à época (Ricardo Salgado, Carlos Santos Ferreira, Faria de Oliveira, Fernando Ulrich e Nuno Amado) reuniram-se com Carlos Costa, na sede do regulador, e, de seguida, dirigiram-se para o Ministério das Finanças, onde fizeram o mesmo pedido ao ministro Teixeira dos Santos.

Nos dias seguintes todos dirão, publicamente e em entrevistas coordenadas na TVI, que o resgate é necessário. (…)”

(excerto de “A prova dos factos”, Público, 12/09(2015)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Avivando a memória….

  1. Edgar diz:

    Uma pergunta simples: que assinaturas estão no tal “memorando de má memória”?

  2. Factos são factos, apenas isso…os governos Sócrates já foram julgados em 2009 e em 2011.

  3. cristof9 diz:

    Onde a narrativa camba para a demagogia, é quando se substitui a responsabilidade pelo estado aque tinhamos chegado (a parte que os eleitores devem julgar), com a aprovação de que a vinda da troika era a melhor solução -para o estado calamitoso das finanças = isso sim reponsabilidade do governo do preso 44. que como alguns lembram, responsabilidade do PSD.

  4. Vicente Silva diz:

    Et voilà ! Em duas penadas, a Dra. Estrela fez o que a anterior e atual direções do PS não fizeram e deviam ter feito há muito tempo, para desmistificar o assunto da vinda da troika.
    Não se compreende que dispondo de factos documentados e não sendo considerados como segredos de estado, o PS tenha sido cavalgado incessantemente pela coligação, sem nunca ter apresentado documental e ordenadamente aquilo a que sempre designei das jogadas de bastidores que conduziram ao resgate e não à banca rota como o governo e seus apoiantes tanto gostam de enfatizar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s