Quem tem medo, compra um cão!

Reunião Passos CostaAo fim de 41 anos de democracia não se esperavam os sinais de imaturidade política a que estamos a assistir da parte de alguns políticos e jornalistas, com manifestações de nervosismo e  descontrole pelo facto de António Costa ter convidado os partidos à sua esquerda para reuniões de trabalho tendo em vista o novo quadro parlamentar saído das legislativas do passado dia 4.

Já não bastava a impreparação política, para dizer o menos, revelada  por Passos Coelho e Paulo Portas ao convidarem António Costa para uma reunião sem antes terem preparado qualquer proposta que minimamente pudesse ser discutida nessa reunião. E, não menos grave, confessaram aos jornalistas que estavam à espera que fosse António Costa a levar propostas para a reunião que eles próprios convocaram, como se afinal fosse o PS que tivesse ganho as eleições e pertencesse a António Costa a iniciativa de preparar o programa do futuro governo.

Confrontado com a declaração de Costa, após a reunião, de que nada fora apresentado pela coligação, Passos acabou a dizer que iria apresentar uma proposta “atrevida”, indo buscar ao programa do PS algumas ideias para discussão na próxima reunião. É surrealista que o líder da coligação vencedora venha agora pedir ao líder do partido derrotado que diga o que quer que este ponha no programa de governo do vencedor das eleições.

Do lado de alguns comentadores e jornalistas o nervosismo não é menor. Criticam Costa por reunir com os partidos à sua esquerda, como se isso não fosse uma coisa normal em democracia e o normal fosse antes o autismo da coligação durante os últimos 4 anos. Pelos vistos, o PCP mete-lhes medo. Ou é António Costa quem temem?

Seja qual for o resultado das negociações entre o PS e a coligação, seria incompreensível que depois do que disse em campanha eleitoral António Costa fechasse as portas a entendimentos com o PCP e o Bloco, para mais, depois da disponibilidade manifestada por estes. E se alguém tem medo, como diz o povo, compre um cão!

Os medrosos e nervosos talvez tenham razão. Há muito que um líder partidário não mostrava a determinação e a capacidade de liderança de António Costa, sobretudo num momento em que todos o viam fragilizado e derrubado após ter perdido as eleições. É caso para dizer, habituem-se!

 

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Política com as etiquetas , , , . ligação permanente.

4 respostas a Quem tem medo, compra um cão!

  1. António Costa está no mínimo a afirmar-se como o líder de toda a Oposição e a mostrar as garras afiadas ao Governo minoritário da Direita apoiado exclusivamente no seu presidente.
    O PS tinha de escolher um lado e com António Costa escolhe claramente ser uma alternativa à Direita e por isso não se mistura com ela. Com isto procura também anular a guerra que as outras esquerdas lhe tem feito e passa a poder concentrar todas as suas energias a derrotar a Direita, ao invés de ter de se defender de fogo de artilharia a disparar de todos os lados.

  2. cristof9 diz:

    Só espero que as narrativas não façam esquecer os seis meses de “governo” de esquerda na Grecia, salvo pelos 87 mil milhoes da Merkl, para que os bancos pudessem abrir.
    Brinquem nos metideros de Lisboa até ao dia 14, mas que tenham presentes que lá fora está um país real para governar, sem narrativas lliricas tipo Livre ou Agir. Estamos a espera de mais do que fantasias .

  3. Maria Antónia Costa diz:

    Muito bom como sempre. Obrigada Estrela Serrano por toda essa lucidez!

  4. Manuel Pacheco diz:

    Para quem se regozijava com a morte política de António Costa não deixa de estranhar o receio que sentem. Ate´ apetece dizer: afinal o morto esta´ a espernear e as carpideiras a definhar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s