O Presidente manda calar os conselheiros

i capa 20151015_Jornal_i

Image-1

As fontes da Presidência da República andam a querer mostrar que bebem do fino. mas o Presidente veio metê-las na ordem  (a propósito vale a pena ler o que algumas dessas fontes escreviam em 2011 sobre o governo Sócrates).

Desta vez, os conselheiros do Presidente  não se consertaram e vieram para os jornais mostrar que afinal a presidência até se parece bastante com o País na divisão quanto à decisão a tomar pelo Presidente. Talvez não seja um mau sinal.

No  jornal i as fontes de Belém dizem que se o executivo de Passos Coelho for derrubado por uma moção de rejeição ao programa de governo, Cavaco Silva recusar-se-à a dar posse a um governo PS/BE/PCP que lhe seja apresentado por António Costa,

Mas, as que falaram ao Diário de Notícias dizem que Cavaco só aceitará indigitar António Costa como primeiro-ministro se Passos Coelho vir o seu programa de governo chumbado pela Assembleia da República,

A  divisão de opiniões abrange, pois, vários sectores da vida do País: patrões contra governo de esquerda, trabalhadores a favor; jornalistas  e comentadores (aqui a divisão pende maioritariamente a favor de governo da coligação); PS (seguristas contra governo de esquerda, costistas a favor)…..e assim por diante, tendo em conta aqueles cujas posições são públicas.

Seja como for, o debate a que estamos a assistir,  contribuirá certamente para a literacia constitucional dos portugueses. Foi inesperado verificar que meio País ficou em pânico por ver o líder do segundo partido mais votado negociar com os partidos à sua esquerda, tentando encontrar uma solução de governo para o caso de o líder da coligação vencedora  mas sem maioria no parlamento, não o conseguir.

Foi igualmente inesperado verificar que muitos querem uma democracia pluralista mas não reconhecem a alguns partidos o direito de participarem em soluções governativas. E, mais inesperado ainda,  que o PCP meta tanto medo!

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Presidente da República com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

3 respostas a O Presidente manda calar os conselheiros

  1. cristof9 tem toda a razão os nossos meios de comunicação foram totalmente capturados pelos interesse do capital e raramente informam com a verticalidade que se impõe.

  2. delusa diz:

    se a maioria do povo deste país votou na esquerda, não se compreende porque numa democracia, o presidente ( que foi da pide), se recusa a aceita a vontade do povo… ou compreende??

  3. cristof9 diz:

    Os fazedores de narrativas andam demasiado excitados!! O que tudologos e veiculado pelos media têm dito sobre as palhaçadas do Costa (que presidente tinha que …) quando a simples explicação era a mais obvia: não havia resultados portanto o que se falasse sé serviria como aplanador das reais conversações que se iniciaram hoje. Será que a direita nda mesmo que os comunistas comam criancinhas e nacionalizem os bancos ou têm medo dos tachos que podem perder? Gente mais séria faz falta nos media, ou serei eu que exagero?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s