As fontes da Presidência da República andam a querer mostrar que bebem do fino. mas o Presidente veio metê-las na ordem (a propósito vale a pena ler o que algumas dessas fontes escreviam em 2011 sobre o governo Sócrates).
Desta vez, os conselheiros do Presidente não se consertaram e vieram para os jornais mostrar que afinal a presidência até se parece bastante com o País na divisão quanto à decisão a tomar pelo Presidente. Talvez não seja um mau sinal.
Mas, as que falaram ao Diário de Notícias dizem que Cavaco só aceitará indigitar António Costa como primeiro-ministro se Passos Coelho vir o seu programa de governo chumbado pela Assembleia da República,
A divisão de opiniões abrange, pois, vários sectores da vida do País: patrões contra governo de esquerda, trabalhadores a favor; jornalistas e comentadores (aqui a divisão pende maioritariamente a favor de governo da coligação); PS (seguristas contra governo de esquerda, costistas a favor)…..e assim por diante, tendo em conta aqueles cujas posições são públicas.
Seja como for, o debate a que estamos a assistir, contribuirá certamente para a literacia constitucional dos portugueses. Foi inesperado verificar que meio País ficou em pânico por ver o líder do segundo partido mais votado negociar com os partidos à sua esquerda, tentando encontrar uma solução de governo para o caso de o líder da coligação vencedora mas sem maioria no parlamento, não o conseguir.
Foi igualmente inesperado verificar que muitos querem uma democracia pluralista mas não reconhecem a alguns partidos o direito de participarem em soluções governativas. E, mais inesperado ainda, que o PCP meta tanto medo!
cristof9 tem toda a razão os nossos meios de comunicação foram totalmente capturados pelos interesse do capital e raramente informam com a verticalidade que se impõe.
se a maioria do povo deste país votou na esquerda, não se compreende porque numa democracia, o presidente ( que foi da pide), se recusa a aceita a vontade do povo… ou compreende??
Os fazedores de narrativas andam demasiado excitados!! O que tudologos e veiculado pelos media têm dito sobre as palhaçadas do Costa (que presidente tinha que …) quando a simples explicação era a mais obvia: não havia resultados portanto o que se falasse sé serviria como aplanador das reais conversações que se iniciaram hoje. Será que a direita nda mesmo que os comunistas comam criancinhas e nacionalizem os bancos ou têm medo dos tachos que podem perder? Gente mais séria faz falta nos media, ou serei eu que exagero?