O “passeio” do candidato Marcelo

expresso-2015-12-12-2c6242Marcelo Rebelo de Sousa diz hoje ao Expresso que “daqui a semanas” é Presidente da República.  As sondagens dão-lhe todas um avanço que lhe permite afirmar categoricamente que ganhará à primeira ou à segunda volta. Mesmo sabendo que faltam ainda os debates, geralmente considerados como podendo influenciar os indecisos, Marcelo sabe que em qualquer acto eleitoral a escolha da grande maioria dos cidadãos não é decidida à última hora, a não ser quando a disputa  é renhida e decisiva, o que. a crer nas ditas sondagens, não é o caso.

Ora, para além da vantagem que os muitos anos de visibilidade na televisão lhe proporcionaram dando aos portugueses a possibilidade de o conhecerem, para o bem e para o mal, Marcelo preparou minuciosamente o seu caminho, pelo que agora só lhe falta deixar passar, sem fazer muitas ondas, as semanas que lhe faltam para ser presidente.

Ao contrário do que poderá parecer, Marcelo conhece melhor o pensamento dos seus principais concorrentes – Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém – do que estes conhecem o seu, apesar da “homilia dominical” que semanalmente o levava a casa de muitos portugueses. É que o Marcelo-comentador sabia que esse era o tempo de preparar o terreno sem entrar ainda no jogo.

Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém têm criticado Marcelo baseados no seu perfil de comentador – criador de factos políticos, instabilidade, gosto pela intriga política – apontando os inconvenientes de alguém com tal  perfil chegar a presidente. Marcelo conhece, pois, os argumentos dos adversários pelo que ajudado pela experiência de contacto com o  meio televisivo não lhe será difícil contra-argumentar nos debates presidenciais.

Marcelo tem feito até agora o que se chama um “passeio triunfal”. Há, porém, um factor que pode prejudicar esse “passeio”, perceptível na entrevista dada por Passos Coelho ao Público deste sábado. O elogio de Passos a Cavaco Silva como o seu modelo de presidente de república, ao mesmo tempo que manifesta o apoio do PSD  à candidatura de Marcelo é um embaraço para este. Marcelo tem feito uma clara demarcação relativamente a Cavaco Silva, indo até mais longe do que muitos à esquerda esperariam relativamente a um apoio indirecto ao governo de António Costa, desdramatizando e contrariando  as críticas de Passos e Portas.

Se os jornalistas não se deixarem amolecer pela simpatia de Marcelo poderão confrontá-lo em futuros debates com questões que o obrigarão a demarcar-se mais ainda da magistratura presidencial de Cavaco, levando-o a contrariar a visão idílica (e hipócrita) de Passos sobre o actual presidente.

O apoio do PSD e do CDS a Marcelo é, obviamente, para ambos uma tábua de salvação. Se se tornar esfuziante vai prejudicar a estratégia de Marcelo na captação dos eleitores do centro esquerda de cujos votos precisa para ganhar à primeira volta.

Veremos se Passos e Portas não estragam o “passeio” de Marcelo.

 

 

Esta entrada foi publicada em Política, Presidenciais, Sociedade, Televisão com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a O “passeio” do candidato Marcelo

  1. carlosalvares diz:

    É uma constante concordar com os seus sempre oportunos e pertinentes comentários.Todavia neste caso, atrevo-me a discordar. Não receio um comportamento Marcelo Rebelo de Sousa, que vá beneficiar o PSD. O Professor é demasiado inteligente e cioso do seu prestígio, para deixar de aproveitar a ocasião para demonstrar, estou convicto de que positivamente,de que é uma pessoa realista, capaz de pôr o bem comum, acima do partidário. (o meu voto deixou de ser secreto…paciência – não consegui suster o impulso..) Carlos Patrício Álvares

  2. Abraham Chévre au Lait diz:

    Espero o “efeito Costa” nas eleições presidenciais. Então vamos assistir,bovinamente,ao passeio triunfal do Marcelito afilhado? António Costa sabe que,negociando,se chega a resultados palpáveis. E nem todos são tão estúpidos ou mal intencionado(a)s a ponto de ignorar que a divisão enfraquece. Dr. António Costa: convença essa gente a ter juízo, arranje um candidato único de Esquerda e assim manda-se a Direita para o lugar dela!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s