Cavaco Silva e a negação da realidade

Cavaco último discursoDepois de ter usado a “estabilidade do sistema financeiro” como um dos argumentos contra a indigitação de António Costa como primeiro-ministro de um governo apoiado pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, Cavaco Silva conseguiu a proeza de no  último discurso em que hoje se dirigiu ao País como Presidente da República não fazer uma única referência aos dois casos que marcaram as últimas semanas e que desacreditam fortemente o sistema financeiro português: o Banif e (outra vez) o BES/Novo Banco.

Dir-se-ia que, para Cavaco Silva, o Banif nunca existiu e o Novo Banco não tem qualquer problema.  Preferiu deter-se no balanço dos seus roteiros e elogiar “o modelo político, económico e social” que em seu entender deu excelentes resultados (como estamos a ver).

Pode pois dizer-se que Cavaco deixa o cargo de Presidente da República esquecido dos “demónios” que tanto o atormentaram depois de 4 de Outubro: foi obrigado a dar posse a um  governo que ele não queria ver nem pintado; viu o governo de direita que ele tanto apoiou e tentou manter até mais não poder, deixar em cacos o sistema financeiro; constatou que a Europa e a Nato não se importaram nada com o apoio do Bloco e do PCP ao novo governo de Portugal.

Cavaco viu, assim, tudo ao contrário do que veio a verificar-se. E na hora de sair não quis ver a herança que ele próprio deixa: esvaziamento da função presidencial; partidarização do cargo; incapacidade de gerar consensos na sociedade; insuficiente respeito pela Constituição da República.

 

 

Esta entrada foi publicada em Presidente da República, Sociedade. ligação permanente.

Uma resposta a Cavaco Silva e a negação da realidade

  1. cristof9 diz:

    O esvaziamento e partidarização do cargo , têm muitos pulhas implicados, e que me pareça nenhum é o Cavaco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s