Bofetada de luva branca

O convite do primeiro-ministro, António Costa, ao Presidente da República para presidir ao Conselho de Ministros na última semana do seu mandato em Belém, é um gesto de enorme significado político e simbólico.

António Costa revelou neste gesto, uma vez mais, a sua enorme intuição política e a sua especial vocação para perceber onde e quando os consensos são necessários. A sua capacidade de distinguir o essencial do acessório e de se elevar acima das questões pessoais, colocando o Estado acima do partido e do governo, fazem dele um político no sentido mais nobre da palavra.

Olhando à volta e comparando com o rancor e a animosidade de Passos Coelho e de outros dirigentes do PSD, que não conseguem esconder a revolta com que viram António Costa fazer aprovar o seu programa de governo no Parlamento, condição essencial para poder governar, o que Passos não conseguiu, vê-se a enorme diferença entre um político a sério e um político menor.

Cavaco Silva não queria empossar António Costa como primeiro-ministro e fez tudo para o impedir de governar. Retardou ao máximo a sua indigitação, agiu sem elevação e sem independência. A muito custo, acabou por dar-lhe posse e ao seu governo, não sem ameaças mais ou menos veladas e depois de ouvir meio-mundo para empatar tempo. Com isso prejudicou o governo e o País, atrasando a aprovação do orçamento de 2016.

A tudo isso António Costa reagiu com enorme paciência, com dignidade e educação. E agora, no final, poucos adivinhavam, até ter sido anunciado, que Costa faria o que o PSD nunca fez enquanto governou, isto é, convidar Cavaco Silva para presidir a um conselho de ministros. Chama-se a isto “bofetada de luva branca”.

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Política, Presidente da República com as etiquetas . ligação permanente.

15 respostas a Bofetada de luva branca

  1. Pingback: À Barra | Aspirina B

  2. Alexandra, experimente olhar para Passos e Portas talvez lhe dê para chorar….

  3. Alexandra diz:

    De chorar a rir este seu post😀 “um político no sentido mais nobre da palavra.”
    Desculpe, tenho de ver se consigo pensar numa coisa triste que já me doi a barriga de tanta gargalhada

  4. Pinho diz:

    Aquilo que o primeiro-ministro fez, já o tinha feito o Presidente da República, quando foi primeiro- ministro e o General Ramalho Eanes, Presidente da República.

  5. Vitor Barreto diz:

    Peço desculpa. mas o Sr. Silva, terá intendido? ele ainda cá anda???

  6. oliveira.1932@htmail.com diz:

    Que grande homem e bravo Primeiro Ministro

  7. mercedes78 diz:

    Grande homem confirmo o que ja comentei o Primeiro Ministro António Costa é um grande Homem na Classe politica em letras grandes! ele demonstrou e demonstra que é um homem com
    grandes capacidades intelectuais e de uma inteligência a toda a prova; ele revela ser um senhor moderado com simplicidade procurando demonstrar os seus valores! vai ser difícil não duvido:
    sabem porquê? Porque há uma série de mafiosos na classe politica eu falo na generalidade que procuram por todos os meios impedirem que este homem consiga os seus fins, espero que ele
    consiga, mas vai ser difícil porque eles são fortes e com o dinheiro que extorquiram compram tudo comunicação social (televisão e rádios) justiça !!!!!!

  8. asam diz:

    fez bem, mas não deixa de ser alguém sem coluna.

  9. Cada vez mais se justifica a nomeação deste governo. São provas atrás de provas. Costa tem-se revelado um político de consensos enquanto Cavaco prova aquilo que nunca deixou de ser. Não me admirava nada que na hora da despedida ainda lançasse umas farpas a este governo. E político que só deixa saudades a quem ele deu cobertura!!!

  10. jose neves diz:

    Já disse e repito que A.Costa caça moscas com açúcar e não com vinagre e esta tomada de posição face a cavaco além da “bofetada de luva branca” é também e, sobretudo, amansar para condicionar o comportamento revanchista futuro de cavaco.
    Lembram-se o quele fez a santana com o artigo da boa e má moeda e outros? Pois cavaco estará no seu gabinete de Ex-presidente a todo tempo disponível e os media e, sobretudo a sic, estará a todo tempo disponível para lhe dar o microfone e o papel do expresso para cavaco debitar a sua mesquinhez azeda.
    Costa sabe disso e previne a “mossa” que um cavaco vingativo pode provocar no seu governo; de Mestre.

  11. Ou isso, ou quer afrontar José Sócrates.

  12. Bea diz:

    Sim, Costa foi estadista num cargo de Estado. Esteve bem. Além de ser bofetada de luva branca, foi um adeus com muita garra. E essa é a parte que leio melhor:)

  13. Carlos Diogo diz:

    BRAVO !!!! DR. ANTÓNIO COSTA O SR. É DE FACTO O CHEFE DO GOVERNO DO MEU PORTUGAL. OBRIGADO POR COLOCAR A SUA INTELIGÊNCIA OA NOSSO SERVIÇO
    BEM HAJA.

  14. Joaquim Monteiro diz:

    Quem faz estas observações é mesmo parvo e faccioso. Cavaco apenas cumpriu a sua obrigação ao exigir o que qualquer Presidente com três dedos de testa devia exigir. Outro mais duro não teria aceite, o Governo que lhe foi proposto. Esta atitude, de António Costa, também pode ser entendida como o reconhecimento de que Cavaco cumpria aquilo que lhe era imposto pelo seu cargo e pela responsabilidade de estar á frente do País. Deixem-se de partidarite aguda e pensem no País.

  15. carlosalvares diz:

    Quer dizer: U M C O M P O R T A M E N T O DE G R A N D E S E N H O R…….Era bom que outros que me abatenho de identificar, aprendessem . Lhe seguissem o exemplo. Carlos Patrício Álvares (Chaubet)

    No dia 3 de março de 2016 às 18:53, VAI E VEM escreveu:

    > estrelaserrano@gmail.com posted: ” O convite do primeiro-ministro, > António Costa, ao Presidente da República para presidir ao Conselho de > Ministros na última semana do seu mandato em Belém, é um gesto de enorme > significado político e simbólico. António Costa revelou neste gesto, uma” >

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s