O Presidente Marcelo fez tudo bem até agora

Marcelo jura CRPHá um ambiente eufórico em torno do novo Presidente. Os repórteres entusiasmados exaltam o “sorriso” de Marcelo, a “informalidade” da sua postura, a maneira como “olha” para as pessoas, como abraça e beija quem se aproxima… O Presidente Marcelo mostrou como vai ser a sua “presidência de afectos”.

O Presidente fez tudo bem neste primeiro dia da sua presidência. Foi criativo ao “dormir na casa que era dos seus pais, ali perto do Parlamento” para chegar a pé à Assembleia da República, enquanto no caminho ia conversando com quem lhe fazia perguntas.

No Parlamento, o Presidente Marcelo fez um excelente discurso, pleno de referências à história do País, sem esquecer as “feridas” provocadas pela crise e olhando o futuro com esperança e confiança no valor dos portugueses. Defendeu  o primado do político sobre o económico (espera-se que o presidente da Comissão Claude Junker, que o escutava com auscultadores, tenha ouvido as referências que fez à Europa).  Aplaudido com vigor, de pé, pelo PS, PSD e CDS, teve um enorme elogio do primeiro-ministro António Costa.  E mesmo o PCP , Os Verdes e o Bloco, embora não o aplaudissem, deram-lhe o benefício da dúvida realçando que a prática dirá se a ênfase que o Presidente colocou na defesa da Constituição se cumprirá.

Marcelo fez do primeiro dia da sua presidência um dia de festa multifacetado, diferente de outras inaugurações presidenciais. Depois da posse formal, juntou religiões na mesquita de Lisboa. À noite, a festa passou para a rua e o povo juntou-se para estar com o Presidente no concerto que ele próprio ofereceu à cidade. De boné na cabeça e manta nas pernas, sentado na primeira fila da Praça do Município junto do Presidente da Câmara, Fernando Medina, Marcelo dá autógrafos aos miúdos enquanto ouve Marisa cantar o fado.

Mas foi na cerimónia de condecoração de Cavaco Silva, no Palácio da Ajuda, que a diferença entre o que vai ser a presidência de Marcelo e o que foi a presidência de Cavaco foi mais visível: numa das salas do Palácio onde decorriam os cumprimentos após a condecoração, Marcelo dirigia-se às centenas de convidados, posava para telemóveis que o fotografavam, conversava e abraçava meio mundo; noutra sala, Cavaco em pé, permanecia hirto e isolado no meio da sala, enquanto aguardava que quem o queria cumprimentar se aproximasse; sorria, estendia o braço e cumprimentava quem se despedia dele. Parecia aliviado, talvez nostálgico, talvez nem esperasse que, afinal, tantos o elogiassem na hora em que sai de cena.

Marcelo fez tudo bem até aqui. As expectativas são elevadas, mas o presidente sabe que uma boa imprensa é meio caminho andado.

 

Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Presidente da República. ligação permanente.

4 respostas a O Presidente Marcelo fez tudo bem até agora

  1. carlosalvares diz:

    A Esperança é que nos anima e é a última coisa a perder. Assim……VIVA MARCELO.

    Carlos Patrício Álvares (Chaubet)

    No dia 9 de março de 2016 às 21:07, VAI E VEM escreveu:

    > estrelaserrano@gmail.com posted: “Há um ambiente eufórico em torno do > novo Presidente. Os repórteres entusiasmados exaltam o “sorriso” de > Marcelo, a “informalidade” da sua postura, a maneira como “olha” para as > pessoas, como abraça e beija quem se aproxima… O Presidente Marcelo > mostrou ” >

  2. Bea diz:

    Temos de esperar no PR. É força que se acredite. Para já. Agora.

  3. Flor do Liz diz:

    Não votei neste Presidente, mas fiquei emocionada com a tomada de posse e pelo
    discurso, penso que vai ser o Presidente de TODOS os portugueses,

  4. llopes49 diz:

    Enquanto for um bom Presidente,deve de ter boa Imprensa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s