A demagogia do “quem não deve não teme”.

Foto: Nelson Garrido

Foto: Nelson Garrido

Se dúvidas houvesse sobre a inoportunidade de uma comissão parlamentar de  inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), esta notícia do Público ajudaria a perceber a confusão que vai seguir-se.

De facto, a CGD vai ser ao mesmo tempo alvo de três avaliações de diferentes entidades: uma feita pela Comissão Europeia, outra pelo Parlamento português, outra, numa auditoria forense.  As consequências destas três avaliações são de alcance diferente. Enquanto a  Comissão Europeia está a avaliar o processo de recapitalização, dependendo dessa avaliação a autorização de capitalização da Caixa, a auditoria forense e a CPI possuem um alcance incomparavelmente menor, sendo que a CPI produzirá, neste caso, mais ruído que informação substantiva, dado o facto de existirem auditorias anteriores à CGD que produziram já muita informação. A CPI é, além disso, muito mais demorada que as outras duas.  Pode ainda dar-se o caso de os resultados dessas avaliações serem contraditórios e termos no fim os avaliadores a defenderem cada um a supremacia da sua avaliação.

É demasiado óbvio que a CPI proposta por PSD e CDS é uma jogada política com objectivos puramente políticos mascarados de defesa de uma pseudo-transparência traduzida no “quem-não-deve-não-teme”.

Como referi aqui. a Caixa Geral de Depósitos deve ser investigada e responsabilizados aqueles que contribuíram para a situação actual. A auditoria forense e o Ministério Público, pelos vistos não servem para isso nem parecem merecer crédito ao PSD e ao CDS.

Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Governo, Política com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s