Warum gehst du nicht den Mund halten ? Porque não se calam?

German Finance Minister Wolfgang Schaeuble and the head of the European Financial Stability Facility, Klaus Regling, talk on Febuary 15, 2011 before an Economy and Finance Council meeting at EU headquarters in Brussels to decide on Egypt's request to freeze the assets of ousted President Hosni Mubarak's henchmen, and consider French proposals for a web of investment across the Arab world.  AFP PHOTO / GEORGES GOBET        (Photo credit should read GEORGES GOBET/AFP/Getty Images)

 AFP PHOTO / GEORGES GOBET 


As declarações do responsável do Mecanismo de Estabilidade Europeu, o alemão Klaus Regling, de que está mais preocupado com Portugal do que com o “Brexit”, foram hoje desmascaradas pelo Presidente Marcelo, ao afirmar que “é preciso distinguir entre o que são preocupações e o que são formas de pressão sobre o país“.

A vantagem de termos um Presidente que conhece bem os meandros do jogo político e está habitado a analisá-los e comentá-los é que isso o coloca em posição de poder denunciar com conhecimento de causa, agora enquanto Presidente, manobras levadas a cabo por outros políticos.

Começa a ser do domínio da paranóia que no espaço de poucos dias dois responsáveis alemães venham fazer declarações públicas negativas sobre Portugal, criando desconfiança e causando danos à imagem do País. Se, como sugere o Presidente Marcelo, a ideia é fazer pressão e preparar o ambiente para uma decisão sobre a aplicação de sanções a Portugal, isso prova que não passam de reles manipuladores da opinião pública.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros deu hoje a resposta formal que se impunha ao ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, fazendo chegar a Berlim pelos canais diplomáticos o seu “desagrado” pelas declarações de Schäuble, que classificou de “injustas e inamistosas”,

A linguagem diplomática não permite remeter as declarações destes dois figurões para a categoria de lixo tóxico que é o que elas, na realidade, são. Mas, pelo menos, os portugueses podem perguntar-lhes: Warum gehst du nicht den Mund halten? (Porque não se calam? tradução livre)

Esta entrada foi publicada em Economia, Governo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s