Peritos na arte da manipulação da informação

OLIVIER HOSLET / EPA

OLIVIER HOSLET / EPA

A indecorosa manipulação levada a cabo pelas autoridades europeias em torno das sanções a Portugal e a Espanha conta com a colaboração interessada dos media internacionais que arrastam consigo os media portugueses, os quais, ávidos de notícias, não hesitam em servir de correias de transmissão de qualquer suspiro vindo de Bruxelas.

A agência Reuters divulgou há dois dias que a Comissão Europeia ia dar até dia 27 para Portugal e Espanha apresentarem medidas de correcção das contas públicas. Os media portugueses não hesitaram em difundir a “notícia” sem se darem ao cuidado de questionar tão absurda decisão. Foi preciso vir o PS, pela voz do deputado João Galamba explicar que as três semanas se referiam ao processo sancionatório e não a qualquer ultimato a Portugal e Espanha.

É inaceitável que uma das mais antigas e conceituadas agências de informação cometa erros tão grosseiros e é igualmente inaceitável que os media nacionais, incluindo os especializados em matérias de economia e finanças, desconheçam o funcionamento e o processo decisório das instituições europeias e dêem crédito a notícias falsas.

Esta terça-feira assistimos a mais um episódio da intoxicação informativa das autoridades europeias em torno das sanções a Portugal. “A Comissão Europeia decide não sancionar Portugal”, diz o Público  Acontece, porém, que  o que sucede é que a Comissão passou a “bola” para o Ecofim onde os falcões parecem estar em maioria. E assim vão prolongando o estado de ameaça em que mantêm o País desde que lhes ocorreu a ideia extravagante de que não podem perder a credibilidade e por isso têm de sancionar Portugal. Como se lhes restasse  ainda alguma credibilidade.

As autoridades europeias são peritas na arte da manipulação da informação. A  desinformação a que se entregam não prejudica apenas o País que é vítima delas. Arrasa também a credibilidade dos jornalistas que veiculam, sem questionar, todo o lixo que lhes chega às mãos.

 

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Economia, Governo, Jornalismo com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Peritos na arte da manipulação da informação

  1. Rui Silva diz:

    Reblogged this on Farrusco and commented:
    Europa Europa, quem te viu e quem te vê…

  2. llopes49 diz:

    É bom que o Deputado tenha,a bem da verdade colocado,os pingos nos iii’s e os traços nos ttt’s,como dizia o monhé esquecido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s