O spin do Presidente

marcelo-com-jornalistasNos primeiros seis meses de mandato o Presidente Marcelo falou sobre tudo e a toda a hora. Alguns criticam-no por falar tanto e há quem ache que fala demais: ultrapassa os poderes presidenciais, opina como se fosse ainda um comentador, extravasa os poderes constitucionais, intromete-se na acção do governo, dizem. Tudo isto é verdade e Marcelo sabe-o bem. Porque o faz então?

Tentemos uma explicação: Marcelo sabe melhor que ninguém como funciona o jornalismo. Sabe que os jornalistas se alimentam de declarações e que precisam de vozes para manterem o fluxo noticioso. Marcelo sabe como se forma e se influencia a opinião pública e conhece o povo que tem pela frente.  Marcelo é, como sempre foi, o melhor spin-doctor da politica portuguesa. 

Nos seis meses que leva de mandato, Marcelo não falhou uma: avisou, comentou, elogiou, criticou, aprovou, nada lhe escapou. Esteve sempre à frente marcando a agenda política e mediática, orientando a discussão e influenciando o tom do debate publico sobre os principais assuntos que marcam a vida do País.

A selecção nacional ganhou o Europeu? Marcelo dá festa e medalhas aos jogadores. A Europa ameaça Portugal com sanções? Marcelo desvaloriza e acalma o povo politico. Filhos do embaixador do Iraque espancam um jovem na Ponte de Sôr? Marcelo mostra-se chocado e faz saber que telefonou à família da vítima. Os fogos florestais devastam o País? Marcelo  lá está para consolar os desalojados e avisar que vai estar atento. Comandos do exercito morrem em exercícios? Marcelo conforta famílias, visita os feridos e  apoia a suspensão dos cursos. Marcelo tudo explica, tudo comenta e a todos aconselha…Marcelo está em todas!

Marcelo não espera que pensemos por nós próprios. Ele pensa por todos nós e adianta-se a dizer-nos como devemos pensar sobre tudo o que de importante acontece no País. Chama-se a isto fazer spin. Até agora, o spin do Presidente tem ajudado o governo. António Costa percebeu isso muito bem e não o incomoda que o Presidente se meta nos assuntos da governação. É certo que o spin do Presidente lhe traz popularidade, como mostram as sondagens. E também é certo que António Costa é o melhor “parceiro” que Marcelo podia ter encontrado. Não há competição entre ambos, há, sim, concertação e compreensão dos respectivos papéis.

Se a presente concertação vier a dar para o “torto” será mais difícil ao Presidente demarcar-se de Costa do que a este demarcar-se de Marcelo, já que se algum se meteu no campo do outro, foi Marcelo e não Costa.

 

 

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Presidente da República, Sociologia dos Média. ligação permanente.

Uma resposta a O spin do Presidente

  1. Desde já confesso: sou suspeito. Admiro e considero o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, uma pessoa extraordinária, possuidor de uma inteligência invulgar, espírito de justiça e bons sentimentos. Predicados que o tornam uma figura incontornável, excepção maior do conjunto de políticos que actualmente temos. Por precipitação ou despeito, acusam-no de falar muito e, por vezes, de problemas que não dizem directamente respeito ao Presidente da República. Não entendo como esta atitude, que quanto a mim é de admirar e louvar, pode ocasionar criticas, mesmo que leves e educadas. O Presidente da República, o primeiro representante do Povo que o elegeu, preocupar-se com tudo que se passa no País, considerar que, mesmo que indirectamente, tem que estar a par de tudo, não é de louvar e admirar? Já tivemos mais P.R e todos, com mais ou menos êxito,, procuraram defender Portugal. O Professor Marcelo Rebelo de Sousa, superou-os a todos. A certeza de que a sua maneira de ser não se irá modificar, faz-me acreditar num mandato sereno, em que os problemas que forem surgindo, serão resolvidos com inteligência e independência e não com estéreis discussões e conflitos.

    Carlos Patrício Álvares (Chaubet) .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s