Os invejosos de Mário Centeno

Nos bastidores da política e do jornalismo diz-se que Marques Mendes é uma espécie de “alter-ego” de Marcelo e que Mendes antes da sua prestação dominical na SIC conversa com o Presidente que lhe dá ideias e conselhos sobre a actualidade política que depois o comentador apresenta como suas.

Com tanto “mentidero” que por aí anda e a moda das notícias falsas, pode ser que não seja assim mas a verdade é que no domingo passado Mendes referiu-se a Mário Centeno no estilo em que o Presidente o fez na sua célebre “nota” em que implicitamente defendeu que António Costa o devia demitir por causa da Caixa  Geral de Depósitos.

Marques Mendes disse na SIC que Centeno é “ridículo”, “deslumbrado” e está “a oferecer-se” para presidir ao Eurogrupo, etc. etc. Ora, ridículos são aqueles que andaram o tempo todo a desvalorizar e mesmo a ridicularizar Mário Centeno a quem não reconheciam capacidade política e oratória condicente com a verborreia parlamentar. Centeno era e é demasiado natural e humano e por isso destoa dos profissionais do fala-barato que inundam o espaço público.

Mas Centeno venceu-os a todos pela qualidade do seu trabalho como ministro das Finanças, pela facilidade com que se impôs aos seus pares do Eurogrupo, sempre bem educado e genuíno, qualidades que muitos confundem com “má gestão da comunicação” e falta de jeito para a política.

Ao contrário do que diz Marques Mendes e quem o inspira, Centeno tem todas as razões para estar feliz e nós todas as razões para lhe agradecermos, e ao primeiro-ministro que lhe deu todo o apoio,  o ter aguentado as investidas da direita, da imprensa  e também do Presidente que agora parecem invejosos do seu sucesso e do sucesso do governo.

Vá ou não presidir ao Eurogrupo, Mário Centeno já é um dos melhores, senão mesmo o melhor, ministro das Finanças da democracia portuguesa. Que se danem os invejosos!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Eurogrupo, Governo, Política com as etiquetas . ligação permanente.

6 respostas a Os invejosos de Mário Centeno

  1. Pingback: O “subtil distanciamento” do Presidente ou o spin doctoring a sobrepôr-se ao jornalismo | VAI E VEM

  2. carlos patrício álvares diz:

    Humanamente compreendo o “meia-leca”…..Gosta de se ouvir e está convencido, porque os outros nada dizem que eles também. Mas enfim…há, ainda, quem seja pior……..
    Chaubet.

  3. S. Bagonha diz:

    Não sou apologista da violência, mas caramba, que o meia-leca do marques mentes anda há muito tempo a precisar de um bom par de “bengaladas”, lá isso anda.

  4. jose neves diz:

    O problema, e grave, é que mendes, o das muitas pequenas corrupções, não é invejoso de Centeno porque é Centeno. Não, ele é invejoso, tal como todos os portugueses em geral, do êxito de Centeno como o seria de qualquer português que queira ser maior que ele.
    Todos os portugueses, desde D.Afonso Henriques, são contra o êxito. Os mendes somos todos e especialmente a elite encartada (ou falsa elite) que não suporta ver outro português ter o êxito que, logo apouca, porque acha que ele, no lugar do outro, ainda fazia melhor.
    O português é aquele que depois do êxito da ideia do outro tem sempre uma ideia melhor ainda. O problema, e grave, é que excepto as raras excepções como Centeno, esse português “genial” nunca consegue ter a ideia original do êxito.

  5. Eduardo Gastão Ramos diz:

    não faz parte dos meus hábitos ouvir o Dr. Marques Mendes, além do mais, porque considero totalmente inaceitável que um Conselheiro de Estado pertença a essa nova “categoria” a que se convencionou chamar “comentadores”. acresce que, no caso concreto, pelo que me apercebo, pelo que vou lendo, o Dr. Marques Mendes dedica-se a “inventar” noticias ou a difundir algumas a que só pode aceder graças a sua posição.
    E, se o PR, por qualquer forma o suporta então tudo se torna mais grave.
    Mas, para a generalidade da nossa comunicação social isso são aspectos menores quando comparados com os crimes ou o futebol.

  6. Pingback: Coisas simples | Âncoras e Nefelibatas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s