Por falar em “amigos”: Costa nomeia amigo de Passos para presidir à TAP

Não sei se Lacerda Machado é o único amigo que António Costa tem em cargos públicos. Mas se não é, parece. É que de todas as pessoas que na qualidade de primeiro-ministro Costa convidou, nomeou, ou sugeriu para o governo ou para cargos  ligados ao Estado, Lacerda é o único cujo nome surge invariavelmente acrescido de “amigo do primeiro-ministro”. Foi assim quando pela primeira vez a maioria dos portugueses ouviu falar do advogado Lacerda Machado e continua a ser agora quando ele é indicado para vogal da administração da TAP. Não sendo expectável que António Costa não tenha outros amigos em funções públicas, porque será que só Lacerda é identificado como tal? Porque se desvalorizam as  suas  qualificações e experiência?

Passos Coelho veio expressar publicamente aquilo que implicitamente os jornalistas deixam subentender quando desvalorizam Lacerda identificando-o como “o amigo de Costa”. Disse Passos, no estilo erudito que lhe conhecemos, que a nomeação de Lacerda para a TAP é “uma pouca vergonha”. (É bom de ver que o que perturba Passos é a “reversão” da privatização da TAP e não quem  trabalhou nela).

Pelos vistos, os jornalistas partilham a opinião de Passos Coelho já que insistem em privilegiar a “amizade” entre Costa e Lacerda em detrimento da experiência deste, para mais sendo Lacerda,  dos nomes indicados por Costa para a TAP,   o único com experiência no ramo dos transportes aéreos. Por exemplo, os jornalistas podiam ter  anunciado assim a nomeação de Miguel Frasquilho: “Costa  nomeia  amigo de Passos  para presidir à TAP“.

Não se percebe também porque razão o enfoque na amizade não se aplicou no governo anterior. Por exemplo, teríamos tido: “Passos nomeia amiga e ex-professora Maria Luís Albuquerque para ministra das Finanças” ou “Passos nomeia amigo Relvas para coordenador do governo”. Ou, quem sabe, será que Passos nem amigos tem?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Jornalismo, TAP. ligação permanente.

3 respostas a Por falar em “amigos”: Costa nomeia amigo de Passos para presidir à TAP

  1. F Soraes diz:

    Comunicação social imparcial ???? Cada vez me sinto mais roubado com a taxa para o áudio visual, especialmente quando ligo a RTP. Uma autentica vergonha desde os editores, jornalistas e pivots qua até salivam quando dão noticias que possam ser pouco favoráveis ao governo. Dos privados não digo nada , porque são privados, mas que dizer do “debate” entre A Costa e J G Ferreira na SIC a que a SIC rotulou de entrevista ???? Costa teve muita paciência….

  2. Nuno Aragão diz:

    Já não surpreende, mas não deixa de indignar!

  3. MRocha diz:

    Ainda na semana passada, a propósito da ultima sondagem, o facto noticioso era que o PSD tinha parado de descer nas intenções de voto, e só em segundo plano vinha a referencia a essa “banalidade” de o PS continuar a subir. Ou seja: os média são tudo menos imparciais, pelo que já não surpreende a desonestidade intelectual com que todos os dias nos prendam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s