Qual é o verdadeiro pensamento do Presidente, o que manifesta em público ou o que é dado ao Expresso?

Foto: Palo Novais/EPA

O Expresso é geralmente tido como um jornal muito bem informado sobre “Belém”, leia-se, sobre o Presidente. De facto, é rara a semana em que não traz informação privilegiada sobre o que o Presidente diz ou pensa acerca dos mais variados assuntos da vida política nacional.

O Expresso é uma espécie de “explicador” para se saber o que o Presidente na verdade quer dizer quando faz declarações públicas. Não direi que mais vale ler o Expresso do que ouvir o Presidente mas  é preciso ler o Expresso para saber o que Presidente quer que se saiba sobre o verdadeiro significado do que diz em público.

As fontes do Expresso não são regra geral identificadas mas são atribuídas a colaboradores do Presidente, sempre sem nomes. Como se sabe, o Presidente tem fortes ligações ao Expresso desde a sua fundação, tendo desempenhado funções na direcção do jornal e do grupo. Não admira, pois, que o Expresso tenha acesso a informação privilegiada sobre o Presidente.

O problema surge quando se lê no Expresso que o Presidente diz uma coisa ao seu staff e outra em público. Em quem acreditar, então? Vejamos a edição desta semana: Diz o Expresso sobre os incêndios de Pedrógão e o roubo de armas em Tancos  que o Presidente critica o Governo em privado mas continua a segurá-lo em público. E sobre as férias do primeiro-ministro escreve o Expresso que o  PR discordou das férias de Costa“. Ora, como o próprio Expresso reconhece, o Presidente “desdramatizou” as férias do PM ao dizer aos jornalistas:

“Tudo o que tenho a tratar sobre assuntos do Estado, tenho tratado com o substituto do primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros”. “Há uma continuidade constitucional”, “mais complicado seria se o Presidente estivesse em férias”, porque há uma série de decisões que só ele pode assinar. “Quando o primeiro-ministro não se encontra em território português é substituído pelo ministro dos Negócios Estrangeiros”.

O Expresso diz também que o PR “avisou” Assunção Cristas (na audiência que esta lhe pediu) de que “os pedidos de demissão em cadeia de ministros levam a uma moção de censura”, o que para o Expresso mostra que o PR “valoriza os riscos de desgaste político da actual maioria” .

As informações privilegiadas dadas ao Expresso pelas “fontes de Belém” têm um efeito perverso porque em vez de favorecerem a imagem do Presidente dão dele uma imagem de cinismo e calculismo na sua relação com o governo (a quem “critica em privado e segura em público”) e com a oposição (o Presidente diz que “isto [incêndios e Tancos] pode alterar a situação política e falou com Cristas na moção de censura”).

Afinal, perguntar-se-à: qual é o verdadeiro pensamento do Presidente? o que manifesta em público, ou o que é dado ao Expresso?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Imprensa, Jornalismo, Política, Presidente da República, Sociologia dos Média. ligação permanente.

2 respostas a Qual é o verdadeiro pensamento do Presidente, o que manifesta em público ou o que é dado ao Expresso?

  1. J. Madeira diz:

    Para além dos afectos, o Presidente gosta de brincar … lembram-se do tal jantar
    em Belém servido ao grande jornalista Paulo Portas?
    O certo é que, a amazona Cristas já ameaçou com uma moção de censura ao
    Governo, só espera as respostas até ao debate quinzenal! Se por acaso a mo-
    ção tivesse vencimento poupava-se muito dinheiro, marcando eleições para o
    dia 1 de Outubro próximo!!!

  2. F Soares diz:

    Mas não foi o Presidente que disse que ´só ele é que fala em nome do Presidente ? Logo ou o Expresso mente e anda a fazer intriga ou as fontes estão a fazer intriga … Afinal alguém anada a cerca alguém !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s