Jornalistas treinam advogados, juristas e administradores de empresas para saberem falar… com eles!
O anúncio vem no Diário Económico. Os nomes dos “treinadores” parecem estar ali por maldade …talvez para depois da “formação” se poder apreciar se os “alunos” tiveram aproveitamento, quando algum dos “professores” entrevistar um dos seus “alunos”… na rádio, na televisão ou nos jornais…onde trabalham os próprios “professores”.
E como há um número elevado de advogados e juristas que são também deputados, ainda veremos algum formando-advogado-deputado a ser entrevistado pelo seu formador-jornalista.
Para quem tanto critica as agências de comunicação e os assessores de imagem, eles sim vocacionados e preparados para fazerem media-training não deixa de ser irónico. Mas é mais grave que isso: é o esbater de fronteiras entre campos da comunicação com códigos deontológicos e éticos distintos.
E mais irónico é ainda que se critiquem jornalistas que “se passam” para assessores do governo (como foi o caso da debandada de jornalistas do DN para assessores do governo) e se aceite que jornalistas ensinem elites profissionais a comunicarem com os próprios e com os seus pares. E porque não admitir também políticos na “formação”?
Já agora uma sugestão para o anúncio ser mais atractivo: “Aprenda com jornalistas a falar com eles?”
Comentário do director do Diário Económico a este post e a minha resposta, via Facebook (publicado com autorização do próprio):
- Hoje
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António Costa
Cara Estela, mais uma vez, aqui estou para esclarecer o seu comentário. E está livre de usar esta resposta como bem entender. Fui convidado, e aceitei, falar sobre o jornalismo online, as suas características, etc. Nao fui convidado para dar media training nem é isso que vou fazer. Seria, tem razão, uma intolerável violação do código profissional. É uma acção promovida por uma instituição credível e rigorosa. Creio ter ficado esclarecida com a natureza da acção em que aceitei participar. E, se tiver dúvidas, não hesite em contactar-me, desejavelmente antes antes de publicar comentários sem o necessário contraditório.
Melhores cumprimentos -
Estrela Serrano
Olá, António, obrigada pela sua resposta mas o que eu comentei foi o conteúdo do anúncio que foi publicado e que é muito claro: “media training”. O contraditório ou desmentido (a existirem), deverão ser feitos em relação ao anúncio e não ao meu comentário.
Abç.
Peço-lhe desculpa mas a unica coisa que me apetece dizer é que esta gente perdeu completamente a vergonha e parecem tomados por uma especie de embriaguez.