A silly season é uma benção para o governo

Ainda que o primeiro-ministro possa ficar incomodado com a devassa que os jornalistas fazem das suas férias na Manta Rota, a verdade é que a silly season é uma oportunidade para os governos escaparem ao escrutínio de que são alvo (quando são) noutras alturas do ano. Vem isto a propósito da manchete do DN de hoje.

As notícias do adiamento da avaliação da troika são como os relâmpagos: aparecem e desaparecem e de cada vez que aparecem trazem um novo adiamento.

DN 22 Ag 013

Primeiro, o adiamento era para final de Agosto. Depois, passou para 9 a 15 de  Setembro. Agora já vamos em final de Setembro, após as eleições autárquicas, pois claro.

O PCP pôs o dedo na ferida: o adiamento da avaliação é um eufemismo para esconder que o que  é adiado é o anúncio dos cortes que o governo vai fazer nas pensões e nos funcionários públicos. O governo esconde as novas medidas de austeridade por motivos eleitoralistas, ponto final.

O PS reagiu a duas vozes. Mas as notícias desta mistificação vão continuar a surgir em flashes provocando novas reações e desaparecendo novamente.

O problema é que alguém não está a fazer o trabalho completo: os partidos, porque reagem ao sabor das notícias. As notícias porque  vão e vêm sem aprofundarem a real dimensão e significado da ocultação levada a cabo pelo governo. Porque é de ocultação que se trata.

Os portugueses vão chegar a eleições sem conhecerem a realidade do País no dia seguinte. E não há eleições livres, sejam autárquicas ou parlamentares, sem cidadãos informados e conscientes  das políticas que os esperam, sejam locais ou nacionais.

A silly season é uma benção para o governo.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Jornalismo, Política, Sociedade, Sociologia dos Média com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s