O Presidente no seu labirinto

Cavaco indigita Passos

A dignidade do cargo e a pompa do cenário mereciam um protagonista à altura. Hoje, Cavaco Silva não esteve à altura nem do cargo nem do cenário.

A indigitação de Passos Coelho para formar governo não surpreende nem se questiona. Mas as declarações com que justificou a indigitação são inaceitáveis por serem, antes de mais, anti-democráticas. Não apenas pela exclusão implícita que faz de dois partidos que representam quase 20% dos portugueses – o Bloco de Esquerda e o PCP – mas pelo desprezo com que se referiu a “outras forças políticas” e a uma “alternativa claramente inconsistente”, referindo-se às negociações empreendidas por António Costa com os partidos à sua esquerda.

E como se não bastasse, o apelo subliminar aos deputados do PS para que furem a disciplina de voto e apoiem o governo PSD-CDS, tem o sentido de uma ingerência directa na vida interna de um partido.

Em linguagem popular diria que o Presidente “emprenhou pelos ouvidos” e seguiu as indicações dos comentadores da direita, levantando fantasmas e inventando ameaças do tipo “vem aí os comunistas”, “querem sair do euro”, os mercados vão reagir, a economia vai cair” etc., etc., ,mostrando que não só não respeita e não acredita no líder do Partido Socialista como despreza os líderes do Bloco e do PCP e, portanto, os portugueses que os elegeram.

Perdido no seu labirinto, o Presidente está desesperado porque, afinal, não estudou todas as situações, ao contrário do que afirmou. De facto, só alguém em desespero faz semelhante fuga para a frente. Com isso, fragilizou o governo cujo líder acabou de indigitar. Ao contrário, a sua mal contida raiva contra o PS uniu os socialistas e vai ser difícil que algum deputado se sinta impelido a fazer a vontade ao Presidente e contrariar no Parlamento a indicação de voto que vier a ser definida pela direcção.

O PS, o Bloco e o PCP têm agora a obrigação de mostrar a Cavaco Silva que está errado e que os seus medos, o seu anti-comunismo primário e a sua tacanhez mental estão desfasados da realidade e são contrários aos interesses do País.

É difícil deixar Cavaco terminar o seu mandato com dignidade.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Comunicação e Política, Governo, Presidente da República. ligação permanente.

6 respostas a O Presidente no seu labirinto

  1. NATALIA MONTAEIRO diz:

    Não acredito neste Marcelo nem por nada, dá uma no cravo outra na ferradura.

  2. Joaquim Rodrigues diz:

    E não só, acabou por limitar o candidato a seu sucessor, neste caso o Prof. Marcelo! E unindo assim toda a esquerda democrática!
    Foi 1 discurso revanchista, anti-social e hipócrita!

  3. F Soares diz:

    Os discursos de Costa nos 5 de Outubro tiveram agora a resposta. Sempre a vingança:..

  4. carlosalvares diz:

    Tinha uma vaga esperança de que não fosse assim. Com o tempo as pessoas costumam evoluir
    Mas com este, que afirma “eu nunca me engano”, não há lugar para evoluções. Além de que se tomasse uma atitude contrária à que tomou, iria contra a sua filiação partidária e o interesse dos seus amigos. Aliás não era de estranhar esta posição, pois logo que falou com o seu correlegionário na formação do futuro governo, falou no PS mas omitiu os partidos que o iriam acompanhar. Habilidosamente a mensagem foi dada. Todavia, cuidadoso como é pelo seu nome e prestígio,este comportamento pode ter sido instintivo Uma tentativa de ficar bem com Deus e com o Diabo. Satisfaz os seus apaniguados nomeando primeiro ministro o de Massamá. Este é rejeitado, e avança o Costa para formar governo. E ele fica bem visto por ter feito o que está na Constituição: chamar para formar governo quem ficou em segundo lugar. Por esta e por outras idênticas é que chegou ao lugar a que chegou. Mas enfim, oportunistas haverá sempre.

  5. Edgar diz:

    Espero que sirva de vacina para não votarem mais em candidato a presidente de direita, apesar de simpático e bem falante, sabendo comer bolo rei em público, mesmo que se faça ver a passear na Festa do Avante…

  6. llopes49 diz:

    É impossível.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s